PIX em Portugal: Este sistema de pagamentos existe no país? (2024)

O PIX rapidamente conquistou o Brasil, tornando-se um sistema com ampla implementação por todo o país. Mas como ele funciona em Portugal?

Neste artigo explicamos-lhe tudo sobre o funcionamento do PIX em Portugal, bem como as melhores alternativas para fazer pagamentos e transferências dentro do país.

Ficará também a conhecer a Wise, uma alternativa para as transferências internacionais, que lhe permite enviar para 80 países, incluindo o Brasil, sempre à taxa de câmbio real.

Envie dinheiro com a Wise 💶

O PIX funciona em Portugal?

O PIX pode funcionar em qualquer lugar onde haja uma ligação à internet, mas só para transações entre contas de bancos brasileiros ou equivalentes.

Apesar de responsáveis do Banco Central do Brasil já terem divulgado a hipótese do sistema de pagamentos vir a permitir transações internacionais no futuro, atualmente o Pix só funciona para operações entre instituições brasileiras.

Assim, se quiser fazer um pagamento a uma empresa portuguesa ou enviar dinheiro para uma conta local, não poderá utilizar o PIX, mas existem alternativas que lhe vamos explicar em seguida.

O que é o PIX?

PIX em Portugal: Este sistema de pagamentos existe no país? (1)

O PIX é um sistema de pagamento rápido desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Pode ser associado a diferentes tipos de contas brasileiras, facilitando as transações entre elas em poucos segundos, a qualquer hora.

Lançado no final de 2020, o PIX rapidamente se popularizou pela sua capacidade de agilizar pagamentos rápidos e seguros, tendo hoje mais de 50 milhões de utilizadores registados. Pode ser acedido através de aplicação ou site de online banking, caixas automáticas e agências bancárias, potenciando a inclusão financeira.

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Brasil, num banco ou num prestador de serviços financeiros aderentes, pode recorrer ao PIX para fazer os seus pagamentos e transações. As transferências de dinheiro são gratuitas quando efetuadas entre cidadãos, mas podem ter custos para as empresas, de acordo com as tarifas definidas pelas suas instituições financeiras.¹

🔎 Leia também: O que é o PIX?

Alternativas ao PIX em Portugal

Algumas das funcionalidades do PIX podem ser encontradas em Portugal nas seguintes alternativas:

  • MB WAY
  • PayPal
  • Soluções digitais dos próprios bancos
  • Wise

MB WAY

Em Portugal, o MB WAY é o sistema que tem mais semelhanças e pontos de contacto com o PIX. Tal como o PIX, o MB WAY não foi desenvolvido por nenhum banco particular, mas sim pela SIBS, a empresa responsável pelo sistema Multibanco e grande parte das caixas automáticas portuguesas.

O MB WAY funciona através de uma aplicação móvel, conectada por um lado a um número de telemóvel particular e por outro à conta bancária dessa mesma pessoa.

Depois de aderir numa caixa Multibanco, através do seu cartão bancário e telemóvel, passa a poder enviar dinheiro para outras pessoas que tenham MB WAY exclusivamente através do número de telemóvel (sem necessitar do IBAN da conta de destino), para além de poder fazer pagamentos instantâneos através da aplicação, em lojas físicas e virtuais.

O MB WAY vem ganhando uma popularidade crescente, contando já com 4 milhões de utilizadores, ou seja quase 40% da população portuguesa.²

🔎 Leia também: É possível levantar dinheiro no estrangeiro com MB Way?

PayPal

O PayPal também permite enviar dinheiro para outras pessoas sem necessidade de um IBAN. No sistema PayPal é o email que é usado como o identificador da conta, o que faz com que só precise deste contacto para fazer uma transferência.

Algumas empresas também aceitam pagamentos com PayPal, no entanto o sistema não é tão popular em Portugal como o MB WAY, tendo um nível de implementação inferior tanto ao nível de utilizadores individuais como empresariais.

Bancos portugueses

Alguns bancos portugueses incluem nas suas aplicações e sistemas de online banking a possibilidade de enviar dinheiro instantaneamente para outros clientes do mesmo banco, sem necessidade do IBAN.

Mas por norma estes sistemas não são tão abrangentes como o MB WAY, já que não permitem enviar dinheiro para clientes de outros bancos, nem fazer pagamentos instantâneos em empresas.

Wise

A Wise também permite-lhe enviar dinheiro apenas com o email do destinatário. Se o destinatário da transferência tiver uma conta na Wise, deverá receber o dinheiro automaticamente. Caso não seja encontrada uma conta ativa, é enviado um email a solicitar os dados necessários para a transferência.

As transferências da Wise abrangem 80 países e recorrem sempre à taxa de câmbio real, a mesma que encontra no Google.

É possível fazer transferências internacionais com o PIX?

Atualmente, ainda não. Apesar do presidente do Banco Central Brasileiro, Roberto Campos Neto, já ter avançado em mais do que uma ocasião que o PIX internacional será uma realidade no futuro, essa solução ainda está por concretizar.

A legislação cambial brasileira era apontada como um dos principais entraves ao desenvolvimento do PIX internacional, com algumas notícias a apontarem 2022 ou 2023 como os anos mais prováveis para o lançamento. Entretanto, no final de 2021, o senado brasileiro aprovou uma nova lei cambial que poderá ajudar a desbloquear o processo.³

Wise: uma alternativa para enviar e receber dinheiro do estrangeiro

PIX em Portugal: Este sistema de pagamentos existe no país? (3)

As transferências internacionais são conhecidas por serem caras, complicadas e repletas de custos escondidos. Mas a Wise criou uma alternativa barata e transparente que o pode ajudar a ultrapassar esse problema e a fazer transferências 6 vezes mais baratas que as dos bancos tradicionais.

A Wise permite enviar dinheiro para 80 países e utiliza sempre a taxa de câmbio real, sem qualquer tarifa oculta adicionada. Desta forma, pode estar descansado por saber que vai beneficiar da mesma taxa que os bancos usam entre si, independentemente do país para onde quer fazer a sua transferência.

Em poucos minutos pode fazer a sua transferência online, sabendo antecipadamente quanto vai pagar por ela e a quantia exata que vai ser recebida no destino. De forma rápida e transparente.

💡 Mas não é tudo: pode ainda criar uma conta multimoeda sem custos de manutenção, que lhe permite gerir o seu saldo em mais de 50 moedas numa só conta.

Também acesso a dados de conta em 10 moedas, para poder receber transferências em euros, libras ou dólares, por exemplo, como se fosse um local.

Conta multimoeda da Wise
PIX em Portugal: Este sistema de pagamentos existe no país? (4)
  • Sem taxa de abertura nem de manutenção
  • Dados de conta em 10 moedas, como Euro, Libra, Dólar, entre outras
  • Cartão de débito Wise
  • Cartão virtual
  • Converta e guarde mais de 50 moedas usando a real taxa de câmbio

A conta multimoeda é perfeita para quem tem contactos com o estrangeiro, facilitando os pagamentos internacionais, otimizando as transferências com o exterior e permitindo a conversão de moeda em poucos segundos, sempre pela taxa de câmbio real. Pague e receba em euros, libras, dólares e muitas outras moedas, com toda a segurança e custos reduzidos.

Abra agora sua contagrátis com a Wise 🚀

Fontes:

  1. Banco Central do Brasil: Perguntas e Respostas PIX
  2. ECO: MB Way com recorde de 4 milhões de utilizadores no Dia Mundial da Internet
  3. Globo: Entenda a nova lei cambial: limite maior para viagens, conta em dólar e aval para 'PIX internacional'

Fontes verificadas pela última vez em 23 de julho de 2022.

Esta publicação foi redigida com o intuito de fornecer informações gerais, sem a pretensão de abranger todos os aspetos do tema em questão. Ela não se destina a fornecer orientação financeira. Você deverá procurar aconselhamento profissional e/ou especializado antes de tomar qualquer ação baseada no conteúdo deste artigo. A informação da publicação não constitui parecer legal, fiscal ou de qualquer outra índole profissional por parte da TransferWise Ltda e seus parceiros. Resultados anteriores não garantem efeitos semelhantes no futuro. Não garantimos de forma explícita ou implícita que o conteúdo da publicação esteja preciso, completo ou atualizado.

PIX em Portugal: Este sistema de pagamentos existe no país? (2024)

FAQs

Como é chamado o PIX em Portugal? ›

BC do Brasil copiou PIX de Portugal, que se chama MB Way.

É possível fazer PIX para Portugal? ›

Como receber dinheiro do exterior pelo Pix

Basta compartilhar sua chave Pix com quem vai fazer a transferência para o Brasil dos EUA, Portugal e outros países.

Em quais países o PIX existe? ›

Em quais países existe o PIX? O PIX é um meio de pagamento específico do Brasil. No entanto, sistemas semelhantes são utilizados em outros países. Entre eles estão Índia, Austrália, Bulgária, Chile, República Tcheca, Japão, Islândia, Reino Unido, Estados Unidos, algumas nações europeias etc.

Como funciona o PIX de Portugal para o Brasil? ›

Como funciona o envio do dinheiro de Portugal para o Brasil? Através das plataformas online, você deverá selecionar uma conta bancária mantida no Brasil, para poder realizar a transação. Após, basta confirmar todos os dados e escolher se o evio do dinheiro será realizado por uma empresa ou por uma pessoa física.

Quanto tempo demora um PIX de Portugal para o Brasil? ›

Normalmente a transferência internacional demora 2 dias nas instituições tradicionais, mas esse prazo pode ser maior de acordo com o envio. Quanto tempo demora o envio internacional na Remessa Online? Na Remessa Online as transferências internacionais são realizadas em até 24 horas úteis.

Qual o nome do PIX na Europa? ›

Na Inglaterra existe o Faster Payments, um sistema semelhante ao Pix que foi lançado em 2008 com o objetivo de tornar os pagamentos digitais mais rápidos em todo o Reino Unido. Porém, os bancos não são obrigados a aderir ao serviço como no Brasil.

É possível fazer Pix internacional? ›

O Pix, solução de pagamento já consolidada no mercado brasileiro, ultrapassa fronteiras e ganha espaço no exterior. Desde o dia primeiro de novembro, 15 lojas situadas em movimentados polos de visitação de brasileiros em outros países passaram a oferecer o mecanismo como uma meio de pagamento.

Quais são os bancos que têm em Portugal? ›

As principais instituições financeiras por ordem alfabética: ABANCA, ActivoBank, Atlantico, BANC Angolano, Banco Montepio, Banif, Bank of China, Bankinter, Barclays, BBVA, BEST, BEI, BFF Banking Group, BiG, Bison Bank, BNI Europa, BNP Paribas, BPI, Brasil, bunq, Caixa Geral de Depósitos, CaixaBI, Caja de Badajoz, ...

Como fazer PIX em euro? ›

Também, os pagamentos podem ser feitos por meio de um QR Code. Acredita-se que a transferência internacional com o PIX também deve ser facilitada com apenas uma chave, que englobe os dados bancários da conta no exterior, inclusive o código SWIFT e IBAN.

Qual banco digital funciona em Portugal? ›

É possível abrir conta bancária pela internet em Portugal? Sim, é possível. A forma mais fácil de abrir uma conta bancária pela internet em Portugal é escolher um dos bancos digitais que operam no país, como a Wise, o N26 e o Revolut, por exemplo.

Tem Nubank em Portugal? ›

Existe Nubank em Portugal? O Nubank é uma empresa brasileira, mas também está disponível no México, Argentina e Colômbia. Portanto, o Nubank em si não está presente em Portugal, mas o cartão de crédito é aceito e funciona no país.

Qual banco digital usar em Portugal? ›

Na lista abaixo pode ler uma seleção dos melhores bancos digitais em Portugal.
  • ActivoBank. O ActivoBank faz parte do grupo Millennium BCP e tem entre os seus principais atrativos uma Conta Simples, sem taxas de manutenção. ...
  • moey! O moey! ...
  • Wise. ...
  • Revolut. ...
  • N26. ...
  • Monese. ...
  • OpenBank. ...
  • BIG.

Qual a melhor forma de mandar dinheiro do Brasil para Portugal? ›

Melhor forma de enviar dinheiro para Portugal
  1. Wise (antiga TransferWise);
  2. Remessa Online;
  3. Western Union;
  4. MoneyGram.
25 Jan 2022

Qual a forma mais barata de enviar dinheiro para Portugal? ›

Melhores formas de enviar dinheiro para Portugal
  1. Transferência Bancária. As transferências bancárias são geralmente a opção mais barata quando o assunto é o pagamento da sua transferência internacional com a Wise. ...
  2. Cartão de débito. Pagar a sua transferência com um cartão de débito é fácil e rápido. ...
  3. Cartão de crédito.

Qual a forma mais barata de enviar dinheiro do Brasil para Portugal? ›

Para transferir Real para uma conta bancária em Portugal, atualmente a opção mais barata é a Remessa Online, com uma taxa de câmbio competitiva (taxa atual: 1 BRL = 0,1884 EUR) e comissões de transferência de 11,93 BRL.

Pode fazer PIX da Europa para o Brasil? ›

O Pix internacional é um novo recurso que o Banco Central vai oferecer para os brasileiros, que permite as transferências diretas entre contas no Brasil e em outros países. O Pix Internacional já está funcionando? Não. A previsão do Banco Central é que a modalidade de pagamento seja liberada em 2022 ou 2023.

Qual primeiro país a usar o PIX? ›

Duopólio das big techs no sistema de pagamentos instantâneos da China. O gigante asiático é pioneiro em pagamentos instantâneos, por meio de carteiras digitais e QR Codes. Dados do Banco Popular da China apontam que as pessoas usam pagamentos instantâneos para as mais variadas compras do dia a dia e no e-commerce.

Quanto tempo demora para cair um PIX internacional? ›

Segundo dados do Banco Central do Brasil (BC), os pagamentos feitos pelo Pix são liquidados na hora e levam menos de 10 segundos para cair na conta do beneficiário².

Qual banco recebe Pix internacional? ›

Com o objetivo de oferecer mais praticidade aos seus clientes, a Western Union trouxe mais uma novidade ao mercado brasileiro. Agora, você também tem a opção de pagar transferências internacionais via PIX – sistema de pagamento eletrônico instantâneo, lançado no Brasil pelo Banco Central no final de 2020.

Como receber em euros? ›

Como receber pagamento em euro pelo banco

O banco é o meio mais tradicional para receber pagamentos. Para isso, o cliente precisa ter uma conta pessoa física ou pessoa jurídica no próprio banco em que é cliente. Alguns bancos digitais não permitem esse tipo de transação, por isso é preciso confirmar antes.

Qual Banco brasileiro aceita em Portugal? ›

Melhores bancos para brasileiros em Portugal
  1. ActivoBank. O Activo Bank é o banco digital que pertence ao Grupo Millennium BCP, o maior banco privado do país. ...
  2. Banco CTT. Assim como o Activo Bank, o Banco CTT conta com contas sem taxas de manutenção. ...
  3. Banco Best. ...
  4. Banco Millenium BCP. ...
  5. Caixa Geral de Depósitos.
24 Jun 2021

Qual o Banco brasileiro tem em Portugal? ›

Com uma história de 50 anos, o Banco do Brasil em Lisboa lança uma nova frente de atendimento personalizado com foco nos clientes dos segmentos Private e Alta Renda no Brasil que têm procurado este país como destino, seja para estabelecer nova residência ou diversificar os seus investimentos em território europeu.

Qual Banco tem em Portugal que tem no Brasil? ›

Citibank. O Citibank está entre os bancos brasileiros em Portugal, porém, assim como o Banco do Brasil, seus escritórios são exclusivos para atendimento de clientes institucionais, dentre eles investidores e empresas.

Como se chama o PIX europeu? ›

O Faster Payments tem alta adesão dos britânicos. A média é de 7 milhões de transações diárias, totalizando 5,4 bilhões de libras esterlinas, o equivalente a cerca de R$ 39,5 bilhões.

Como chama PIX na Europa? ›

Na Inglaterra existe o Faster Payments, um sistema semelhante ao Pix que foi lançado em 2008 com o objetivo de tornar os pagamentos digitais mais rápidos em todo o Reino Unido. Porém, os bancos não são obrigados a aderir ao serviço como no Brasil.

Como receber PIX da Europa? ›

Para receber dinheiro do exterior, é preciso comparecer a uma agência da Western Union com um código de transferência (Money Transfer Control Number) e seu documento de identificação. Outra opção é receber diretamente na conta bancária. As tarifas variam conforme a forma de retirada, o país de origem e o valor enviado.

Como transferir dinheiro para uma conta em Portugal? ›

5 Melhores formas de enviar dinheiro para Portugal
  1. Wise (antiga TransferWise)
  2. Remessa Online.
  3. Western Union.
  4. MoneyGram.
  5. Vale Postal dos Correios.
29 Oct 2022

Pode receber PIX de outro país? ›

Transações internacionais pelo Pix podem chegar em 2022. Pix internacional era o que faltava para quem faz negócios com outros países. O meio de pagamento já é utilizado por mais da metade da população e soma 7 bilhões de transações desde que foi criado.

É possível fazer PIX internacional? ›

O Pix, solução de pagamento já consolidada no mercado brasileiro, ultrapassa fronteiras e ganha espaço no exterior. Desde o dia primeiro de novembro, 15 lojas situadas em movimentados polos de visitação de brasileiros em outros países passaram a oferecer o mecanismo como uma meio de pagamento.

Tem como enviar PIX da Europa para o Brasil? ›

O PIX internacional ainda não está funcionando. No dia 16 de novembro de 2021, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou que está preparando transferências internacionais via PIX. Porém, a operação ainda não entrou em vigor.

Qual a melhor forma de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil? ›

Passos para enviar dinheiro do exterior para o Brasil
  1. Vá até a sua agência bancária ou acesse o site do banco.
  2. Escolha enviar ordem de pagamento ao exterior.
  3. Informe os dados pessoais e bancários do beneficiário.
  4. Informe o valor da transferência.
  5. Confirme as informações.
10 Jul 2019

Quanto tempo demora um Pix internacional? ›

No sistema interbancário, o processamento de uma transferência internacional costuma levar entre 2 e 3 dias úteis.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Velia Krajcik

Last Updated:

Views: 6091

Rating: 4.3 / 5 (54 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Velia Krajcik

Birthday: 1996-07-27

Address: 520 Balistreri Mount, South Armand, OR 60528

Phone: +466880739437

Job: Future Retail Associate

Hobby: Polo, Scouting, Worldbuilding, Cosplaying, Photography, Rowing, Nordic skating

Introduction: My name is Velia Krajcik, I am a handsome, clean, lucky, gleaming, magnificent, proud, glorious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.