Afinal, existe PIX internacional? 60 países vão estar na plataforma (2024)

O PIX internacional é uma modalidade que deverá ser lançada em breve. Saiba quais são os detalhes já divulgados e como fazer remessas hoje.

O PIX internacional está perto de ser uma realidade. Recentemente, o Bank Of International Settlements (BIS) informou que iniciou os testes do Nexus, uma plataforma que objetiva integrar sistemas nacionais de pagamento de 60 países.

O método mais recente de transferência de dinheiro já faz sucesso no Brasil — e ainda tende a melhorar. O PIX internacional começou a ser testado pelo BIS entre os sistemas financeiros da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, pelo Banco da Itália.

O motivo para essas melhorias é o próprio sucesso do meio de pagamentos. Tanto é que, em 2022, o PIX bateu recordes, chegando a 73 milhões de transações realizadas em um único dia. Os dados são do governo federal.

Por que essa é a opção dos consumidores? Existem várias justificativas. Algumas delas são a ausência de tarifas para pessoa física, a rapidez da operação e a redução da burocracia. Afinal, não é preciso inserir todos os dados bancários para fazer a transferência, bastando apenas a chave PIX.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como surgiu esse sistema de pagamento, além de responder se é possível fazer PIX internacional. Então, continue a leitura para entender o assunto.

O que é PIX?

O PIX é um meio de pagamentos do Banco Central. Por meio dele, você efetua transações de transferência de dinheiro de modo instantâneo, seja para pessoas físicas, seja para jurídicas. O prazo máximo para confirmação do envio da quantia é de 10 segundos.

A operação pode ser feita a partir de uma conta-corrente, poupança ou de pagamento pré-paga. Além disso, o PIX reúne todas as opções que já existiam antes dele. Ou seja, qualquer transferência ou pagamento pode ser realizado. Outras características são:

  • você não precisa saber os dados bancários do destinatário, apenas a chave PIX;
  • não há limite de horário e dia para realização. O PIX funciona 24/7. Devido a questões de segurança, foi definido que, entre 20h e 6h do dia seguinte, a transferência máxima é de R$ 1 mil;
  • facilidade de uso pelo celular;
  • integração de informações para conciliação, o que permite automatizar os processos e torná-los mais rápidos;
  • pagamentos via QR Code, com notificação da liquidação em tempo real.

Como o PIX surgiu?

O meio de pagamentos foi criado pelo Banco Central e implementado a partir de fevereiro de 2020. O projeto já vinha sendo executado desde 2018. No entanto, o lançamento ocorreu em 5 de outubro de 2020, com funcionamento integral do sistema em 16 de novembro do mesmo ano.

Como o PIX funciona?

Qualquer pessoa com conta-corrente, poupança ou de pagamento pré-paga pode usar o PIX. A função está disponibilizada por qualquer instituição financeira com mais de 500 mil contas cadastradas. Para elas, é obrigatório aderir ao sistema.

Além disso, o consumidor deve cadastrar uma ou mais chaves PIX. Ela pode ser constituída por:

  • número de celular;
  • e-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • aleatória — é gerada pelo próprio sistema, mas permanece igual para aquela instituição financeira e cliente.

A partir disso, é possível fazer transferências entre contas, além de pagamentos de impostos e para/entre estabelecimentos. De toda forma, esse é um meio instantâneo, que facilita a sua vida como consumidor. Por isso, cada vez mais empresas oferecem essa alternativa.

E o que é PIX internacional?

Já as transferências internacionais do PIX também consistem em uma modalidade de pagamentos instantâneos, mas vale para o envio e o recebimento de dinheiro do exterior. A partir de sua implantação, a expectativa é que as remessas sejam mais rápidas e baratas, e mantenham a segurança.

A função ainda não tem data de lançamento. Porém, o projeto passou da fase de design para a de testes em setembro de 2022, segundo o BIS. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a decisão pelo PIX internacional foi tomada com base no sucesso do sistema nacional.

Afinal, existe PIX internacional? 60 países vão estar na plataforma (1)

Afinal, até outubro de 2021, havia cerca de 7 bilhões de transações, que movimentaram R$ 4 trilhões. Além disso, constava um total de 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Com isso, o meio de pagamento mais recente ultrapassou os mais tradicionais em número de transações. Ou seja, foram realizados mais PIX do que DOC e TED.

O que muda em relação ao PIX normal?

De modo geral, o PIX internacional funciona de maneira semelhante ao meio de pagamento normal. A diferença é que o destinatário está em outro país. Os principais impactos serão vistos no próprio sistema de envio e recebimento de dinheiro.

Isso porque o processo atual é pouco claro em relação às taxas e funcionamento. Ou seja, existem diferenças entre as plataformas de câmbio. Isso dificulta a análise do consumidor, que pode pagar mais caro do que o necessário.

Além disso, existem vários custos envolvidos. Essa característica pode inviabilizar o envio de pequenas quantias.

Sem contar que pode levar de 2 a 3 dias úteis para o dinheiro chegar ao destinatário — no entanto, vale ressaltar que plataformas mais eficientes podem reduzir esse prazo para 1 dia útil. Ainda apresentam menos custos. Por exemplo, utilizam o câmbio comercial, em vez do turismo.

Com o PIX para o exterior, a expectativa é que menos custos sejam incidentes sobre a operação de transferência internacional. Porém, é necessário aguardar o anúncio oficial por parte do governo federal.

É possível fazer PIX internacional?

Ainda não é possível fazer o PIX internacional. O Bank Of International Settlements (BIS) informou que já está testando o modelo que objetiva integrar sistemas nacionais de pagamento de 60 países. A expectativa do BIS é lançar o PIX internacional em breve.

Segundo o BIS, a plataforma se chamará Nexus. Atualmente, ela está em fase de testes, integrando pagamentos da Malásia, Cingapura e Zona do Euro por meio do Banco da Itália.

Portanto, a proposta é que os sistemas nacionais de pagamento se conectem diretamente com a plataforma Nexus, ao invés de criar uma conexão personalizada com cada um.

O objetivo é reduzir custos e aumentar a eficiência das transações financeiras internacionais.

Vale ressaltar que agora é possível pagar suas transferências internacionais com a Remessa Online via PIX, o que torna sua transação muito mais prática e rápida.

Como receber um PIX de outro país?

Ainda não é possível receber um PIX de outro país, mas um sistema de PIX internacional está sendo testado pelo Bank Of International Settlements e pode atender a 60 países.

Para receber dinheiro do exterior de forma rápida e barata, utilize a Remessa Online. É uma plataforma brasileira de transferências internacionais com taxas justas e excelentes experiências.

Na Remessa Online, você pode receber de pessoas ou empresas do mundo todo em até 2 dias úteis. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma, compartilhar seus dados e aguardar a chegada do dinheiro. Depois, é preciso selecionar o motivo do recebimento e resgatar o dinheiro. Por exemplo:

  • recebimento de salário;
  • transação entre pessoas físicas;
  • recebimento do AdSense;
  • pagamento de serviço.
  • retorno de investimentos.

Quais países aceitam PIX?

Mais de 50 países utilizam tecnologias semelhantes ao PIX no Brasil. Os principais são:

  1. Reino Unido;
  2. Estados Unidos;
  3. Austrália;
  4. Índia;
  5. China.

No Reino Unido, a tecnologia de transferência monetária instantânea já existe há mais de 10 anos. Chamado de Faster Payments, o sistema tem média de 7 milhões de transações diárias.

Já nos Estados Unidos existem aplicativos que fazem transferências instantâneas, como o Venmo e o Zelle. Até 2023, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) disse que lançará o Fednow, no mesmo estilo do PIX no Brasil.

Na Austrália, a tecnologia é chamada de New Payments Platform. Por meio do sistema, o usuário pode realizar pagamentos instantâneos entre contas 24 horas, em poucos segundos.

A Índia é o país que mais realiza transações instantâneas. A informação é da FIS, fornecedora mundial de soluções de tecnologia para comerciantes, bancos e empresas do mercado de capitais. Na Índia, é utilizado o Immediate Payment Service (IMPS), semelhante ao TED no Brasil.

Por fim, na China, o Internet Banking Payment System (IBPS) trabalha, principalmente, com transações de pagamento interbancário de varejo pela internet. Por meio dele, os clientes fazem o envio do dinheiro online e têm resultados em tempo real. O sistema está em funcionamento no país desde agosto de 2010.

Quanto tempo demora um PIX internacional?

Ainda não é possível saber quanto tempo demora um PIX internacional, pois ainda está em fase de testes. Entretanto, espera-se que funcione na mesma velocidade do PIX nacional.

Geralmente, as transferências internacionais duram, em média, de 1 a 5 dias úteis atualmente. Algumas plataformas online, como a Remessa Online, pedem um prazo de 1 a 2 dias úteis.

Como funcionam o PIX saque e o PIX troco?

Duas das funções viabilizadas ainda em 2021 são o PIX saque e o PIX troco. Elas facilitam as transações comerciais no dia a dia. Isso porque o primeiro permite fazer a transferência de dinheiro para uma conta PIX de algum lugar que aceite o serviço. Em seguida, você pode sacar a quantia desejada em espécie.

Por sua vez, o PIX troco garante a transferência para estabelecimentos comerciais de valores maiores do que a compra. O que sobrar é devolvido pela empresa para que você possa utilizar a quantia em outros locais.

Na modalidade internacional, o PIX saque e troco talvez não funcionem. Não foi indicado se todas as funções disponíveis estarão habilitadas no envio de dinheiro ao exterior. No entanto, caso isso aconteça, terá a aplicação da taxa de câmbio. Por isso, seria preciso fazer o cálculo correto, nesse caso.

Quais são os custos do PIX?

Ainda não há informações sobre possíveis cobranças de taxas para o PIX internacional. No Brasil, as transferências via PIX são totalmente gratuitas para pessoas físicas. Por sua vez, as empresas sofrem algumas taxas. Elas tendem a ser menores que as cobradas em outros tipos de operações. No entanto, a cobrança é definida pelas instituições financeiras. Portanto, os estabelecimentos poderão escolher as taxas mais justas.

Para bancos e fintechs, o custo é de R$ 0,01 a cada 10 transações. Ou seja, é uma quantia simbólica, mas que serve para ressarcir os custos da operação. Ainda assim, o PIX retirou R$ 1,5 bilhão da receita das grandes instituições financeiras em 2021. Por isso, 72% das transferências são de pessoas físicas, que são gratuitas.

Como mandar dinheiro para o exterior de forma descomplicada?

Agora que você entendeu como funciona o PIX internacional e nacional, fica a dúvida: como enviar dinheiro para o exterior? A resposta está no uso de uma plataforma de câmbio especializada. Assim, você tem segurança na operação e ainda consegue fazer o procedimento com o menor custo possível.

Afinal, existe PIX internacional? 60 países vão estar na plataforma (2)

Isso é o que a Remessa Online oferece. Com a plataforma, você envia e recebe dinheiro do exterior com custos a partir de 1,3% — e podem até ficar zerados em algumas situações. Além disso, a taxa de câmbio aplicada é a comercial, ou seja, sem margem de lucro. Assim, você tem menos custos e mais benefícios, e pode fazer mais com o seu dinheiro.

Para enviar o seu dinheiro, acesse o site da Remessa Online e faça a sua simulação. Escolha a moeda para a qual o dinheiro será enviado e de quanto será a operação. Com isso, você verá qual é o câmbio comercial, o custo da plataforma e os impostos e tarifas envolvidos.

Ao clicar em “Ver mais detalhes”, aparece o custo da transação relativo ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A alíquota é de 0,38%, se for para a mesma titularidade, e de 1,1%, se for diferente. Ainda mostra se há cobrança de tarifas externas, que dependem do valor da remessa e são incidentes devido à utilização do sistema bancário.

No final, você ainda verifica o Valor Efetivo Total (VET). Ele combina o câmbio comercial, IOF, tarifas externas e custo. Ou seja, mostra exatamente quanto você vai pagar. Assim, é possível fazer uma transação rápida (de aproximadamente 1 dia útil) e barata.

Quanto ao PIX internacional, é preciso esperar para entender quais serão as regras. Ainda assim, é provável que vários benefícios do meio de pagamento nacional sejam estendidos para essa versão. Por isso, vale a pena se informar.

Quer aproveitar esse período para conhecer o método mais rápido de transferir o seu dinheiro para outros países? Acesse o site da Remessa Online e conheça todos os detalhes que apresentamos neste conteúdo.

Resumindo

Existe PIX internacional?

Ainda não. A modalidade está em teste pelo Bank Of International Settlements (BIS) e permitirá transferências entre mais de 60 países. O projeto tem o nome de Nexus.

Como funciona o PIX internacional?

As regras ainda não foram divulgadas. Entretanto, o Bank Of International Settlements (BIS) que o Nexus deve conectar sistemas de pagamentos de todo o mundo em uma só plataforma.

Como receber PIX internacional?

Ainda não é possível. Quando a função for habilitada, plataformas de câmbio e instituições financeiras oferecerão essa alternativa. Entretanto, você pode receber dinheiro do exterior em até 2 dias úteis com a Remessa Online.

Em quais países existe o PIX?

O PIX é um meio de pagamento específico do Brasil. No entanto, sistemas semelhantes são utilizados em outros países. Entre eles estão Índia, Austrália, Bulgária, Chile, República Tcheca, Japão, Islândia, Reino Unido, Estados Unidos, algumas nações europeias etc.

App (Aplicativos)AustráliaBulgáriaCâmbioCIFCNPJDOCDólarEnviar dinheiro para o exteriorEnvioEstados Unidos (EUA)EuroFED (Federal Reserve)Google AdSenseIOF (Imposto sobre Operações Financeiras)JapãoMercadoPFPixReceber dinheiro do exteriorRecebimentoRemessa OnlineTedTransferências internacionaisTurismo

Afinal, existe PIX internacional? 60 países vão estar na plataforma (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. Nancy Dach

Last Updated:

Views: 5651

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. Nancy Dach

Birthday: 1993-08-23

Address: 569 Waelchi Ports, South Blainebury, LA 11589

Phone: +9958996486049

Job: Sales Manager

Hobby: Web surfing, Scuba diving, Mountaineering, Writing, Sailing, Dance, Blacksmithing

Introduction: My name is Prof. Nancy Dach, I am a lively, joyous, courageous, lovely, tender, charming, open person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.