Texto Dissertativo: o que é, caracaterísticas e como fazer um (2022)

Quando ainda estamos na escola, é muito comum falarmos (ou ouvirmos de nossos colegas): “para que eu vou usar isso na vida?”. Pois é, saiba que a prática da escrita é uma habilidade muito importante para a vida toda, mesmo que desvalorizada por alguns quando ainda no período escolar. Saber escrever um texto dissertativo será muito importante em sua vida acadêmica e profissional. Se você quer saber mais sobre esta modalidade de escrita e receber dicas para aprimorar suas habilidades na redação, acompanhe a leitura deste texto.

Características do texto dissertativo

A dissertação é um texto onde o ponto de vista do autor será apresentado. Mas não basta simplesmente expor suas ideias partindo “do nada”: é preciso algum conhecimento sobre o tema, conhecimento que será tomado como base para a produção textual.

Além da bagagem de informação, um elemento fundamental para a produção de um texto dissertativo é o planejamento. Mais adiante, falaremos com maiores detalhes sobre estes dois pontos.

A dissertação é um modelo de escrita amplamente usado nos relatórios de estágio, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da graduação e pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados). No caso do TCC, as produções são mais extensas, mas a produção de textos dissertativos é muito solicitada em entrevistas de emprego, vestibulares e no Enem, por exemplo.

Um texto dissertativo deve ser dividido em três grandes blocos: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

A seguir, apresentaremos dois subtipos de textos dissertativos, e depois daremos dicas detalhadas de como construir seu texto dissertativo.

(Video) TEXTO DISSERTATIVO: CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO - Profa. Pamba

Texto dissertativo expositivo

No texto dissertativo expositivo, o autor expressa informações sobre o assunto a partir de um conceito. Esta modalidade de escrita está presente em artigos jornalísticos, por exemplo. Ela é basicamente uma apresentação de fatos, que podem ser mencionados através de dados, citações ou referências. Este tipo de escrita requer certa neutralidade do autor.

Tema de texto dissertativo argumentativo

O texto dissertativo argumentativo é mais comum nas redações, seja de vestibular ou de emprego. Nele, o autor comprova ou refuta uma teoria a partir de evidências (relatos de testemunhas, indícios e dados, raciocínios).

Este modelo de escrita é também muito usado em pesquisas científicas. A produção textual pode ser objetiva (mostrar seus argumentos com base em dados concretos, como números e indicadores) ou subjetiva (expor argumentos a partir de informações impalpáveis, que não podem ser medidas e quantificadas).

O texto dissertativo argumentativo é o modelo solicitado nas redações para o Enem. Para montar um plano de texto dissertativo-argumentativo, os elementos presentes devem ser:

  1. Contexto;
  2. Posicionamento;
  3. Desenvolvimento da argumentação;
  4. Conclusão.

Para saber mais sobre como desenvolver cada um destes passos, confira a seguir.

veja também:Referência de vídeo ABNT: aprenda como se faz

Como começar um texto dissertativo?

Você já percebeu o quando começar uma redação parece ser o mais difícil? É porque a construção de um texto é como a construção de uma casa: primeiro, é preciso criar uma base, um alicerce, que leva tempo e dá trabalho. Mas com esta estrutura bem feita, a construção do texto (assim como a da casa) irá fluir muito mais fácil e rapidamente.

(Video) Dissertação [Prof Noslen]

Se você não tem o hábito ou não sabe como se preparar para construir um texto, vamos explicar como fazê-lo.

O primeiro passo é ter clareza do que está sendo pedido. Leia o enunciado várias vezes, e se houver trechos de textos usados como exemplos, leia-os atentamente.

Em seguida, faça um brainstorming. Essa técnica de “tempestade de ideias” consiste em passar para um papel, palavras-chave de todas as ideias que surgirem na cabeça a respeito do tema, sem filtro. A partir desta lista, você irá selecionar quais itens entrarão em sua redação.

Leve em consideração quem é o interlocutor. Quem é o público deste texto? Este elemento é fundamental. Por exemplo, você não conta uma notícia da mesma forma para um familiar, um amigo ou um colega de trabalho, não é mesmo? Conhecer o interlocutor ajudará a definir o grau de formalidade com o qual o texto precisa ser escrito.

Agora que você já tem estes elementos de base, considere o tamanho da redação. Se ela tiver que ter de 20 a 30 linhas, talvez você consiga fazer um texto de, no máximo 4 parágrafos. Assim, se o tema for abrangente, tenha em mente que seu texto será apenas um recorte dele, já que não haverá espaço para se aprofundar no tema como um todo.

Os parágrafos deverão ser divididos conforme a estrutura que falamos lá no início, de introdução, desenvolvimento e conclusão:

1. Introdução

A introdução é onde o autor vai apresentar o que irá dizer e o porquê ela é uma breve apresentação do que será tratado no texto, de forma a atrair o interesse do leitor de seguir a leitura. Algumas estratégias usadas são: apresentar um fato histórico; apresentar um indicador, contextualizando o interlocutor; fazendo uma análise crítica sobre um tema da atualidade. Se você conseguir espaço e informações para misturar estas estratégias no primeiro parágrafo, é possível também. A ideia é concluir o primeiro parágrafo convidando o interlocutor para um debate ou uma reflexão.

(Video) TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO – características gerais e estrutura {Professora Bruna Toso}

2. Desenvolvimento

O próximo parágrafo (ou próximos) será dedicado ao desenvolvimento do tema proposto. Com base em seu conhecimento prévio sobre o assunto, você irá desenvolver a ideia no parágrafo. Se o texto for argumentativo, é possível apresentar seu ponto de vista embasado em fatos ou citações apresentados neste parágrafo para ir ao encontro de sua ideia.

veja também:Temas para TCC de Economia: 50 sugestões para acertar na escolha

Havendo espaço para mais um parágrafo, é possível acrescentar outro argumento. Cada parágrafo deve se propor a discorrer sobre um tema que seja concluído ao seu final.

3. Conclusão

Na conclusão é possível encerrar propondo o que pode ser feito a respeito do tema. Algumas pessoas usam o espaço para resumir o que já foi dito, mas não é necessário. O importante é não fugir do assunto e da linha de raciocínio proposta.

Sugere-se que, apenas após elaborar todo o texto, seja construído o título. Pense em um título que resuma o que será abordado no texto e que seja convidativo para a leitura.

Como criar bons textos dissertativos?

Além de seguir os passos mencionados até agora, há algumas dicas que valem a médio e longo prazo para desenvolver suas habilidades com a dissertação.

Manter-se bem informado sobre os temas da atualidade é uma forma de sempre ter bagagem para embasar o conteúdo de seus textos.

(Video) TEXTO DISSERTATIVO - VOCÊ PRECISA SABER DISSO

Preservar o hábito da leitura também é fundamental. Ela o mantém atualizado sobre o uso da língua portuguesa e aumenta seu vocabulário, melhorando a qualidade com a qual seus textos serão redigidos.

Outra dica é praticar. O clichê “a prática leva à perfeição” é totalmente verdadeiro em relação à escrita. Quanto mais praticar, melhor será seu desempenho.

E não se esqueça de revisar o que foi escrito. Releia com calma para garantir que as ideias não estão desconexas ou que não há erros no uso da língua portuguesa.

Seguindo estas dicas, você com certeza irá “arrasar” em suas dissertações!

Construindo um texto dissertativo

Aqui, você aprendeu várias dicas sobre como desenvolver um bom texto dissertativo. Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!

Outros temas que podem te interessar

  • Redação quem sou eu: como ter um bom desempenho no processo seletivo
  • Vai fazer o Enem? Aprenda tudo sobre como começar sua redação
  • Como elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo
  • Confira 48 frases de despedida para colega de trabalho
  • Redação para entrevista de emprego: como sair na frente no processo seletivo
  • 13 músicas motivacionais para inspirar sua equipe
  • Entenda quais são as competências para redação do ENEM para garantir nota máxima
  • 32 perguntas para entrevista de emprego mais comuns
  • 42 frases de boas vindas ao trabalho para receber um novo funcionário

FAQs

O que e texto dissertativo e suas características? ›

O texto dissertativo-argumentativo é composto, como o próprio nome indica, pela mesclagem do gênero dissertativo e argumentativo. Isso significa que, nesse tipo de texto, o autor disserta sobre algum tema, — discorre sobre o assunto —, e argumenta em favor de um ponto de vista, — defende uma posição.

Como começar um texto dissertativo exemplo? ›

As melhores maneiras de começar uma frase
  1. Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apesar de, contudo, entanto, pelo contrário;
  2. Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira;
  3. Apresentar causa e consequência: assim, por essa razão, desse modo;
25 Jul 2022

Qual a principal característica de um texto dissertativo? ›

De forma geral, um bom texto dissertativo compreende uma exposição minuciosa sobre o tema. Por isso, é fundamental que a pessoa autora demostre ter conhecimentos amplos sobre o assunto. A principal característica desse tipo de texto é a capacidade de despertar reflexão em que está lendo.

O que e um texto dissertativo exemplo? ›

Um texto dissertativo tem como finalidade expor uma informação ou argumentar em defesa de uma determinada tese com um interlocutor. Cotidianamente, de alguma forma, nós dissertamos. O texto dissertativo é um gênero textual responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor.

Quais os elementos de um texto dissertativo? ›

No artigo de opinião do professor e filosofo Fernando José de Almeida, podemos identificar as seguintes partes que geralmente compõem um texto dissertativo;
  • Tese;
  • Ideia-núcleo;
  • Temática;
  • Utilização de recursos de autoridades que reforçam o argumento e comprovam sua tese;
  • Argumentos próprios do autor;
  • Ideia conclusiva;

Como e o corpo de um texto dissertativo? ›

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como começar a escrever um texto dissertativo-argumentativo? ›

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Como concluir um texto dissertativo? ›

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.
1 Feb 2018

Qual linguagem do texto dissertativo? ›

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua. Isto não significa que não se pode usar recursos poéticos, históricos e recursos linguísticos.

Quais são os tipos de dissertação? ›

Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
  1. Texto Dissertativo-Argumentativo. Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos. ...
  2. Texto Dissertativo Expositivo.

Como começar a redação? ›

7 dicas de sucesso para começar uma redação
  1. 1 Estude temas gerais. ...
  2. 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ...
  3. 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ...
  4. 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ...
  5. 5 Não use gírias ou clichês. ...
  6. 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ...
  7. 7 Seja objetivo.
11 Dec 2020

O que e correto afirmar sobre o texto dissertativo? ›

Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que: a) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

Qual e a função do primeiro parágrafo de uma dissertação? ›

Dessa forma, o primeiro parágrafo tem duas funções fundamentais para o entendimento do texto: contextualização e apresentação de uma tese.

Como dar início a uma dissertação? ›

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Quais são os três tipos principais de parágrafos de um texto dissertativo? ›

Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como e feita uma introdução? ›

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Quantas linhas tem que ter um texto dissertativo? ›

Linhas: Respeite o número mínimo, bem como o máximo de linhas estipulado pela banca. Em uma redação de 20 a 30 linhas, o ideal é que se redija acima de 25 linhas, sem ultrapassar a marca de 30 linhas.

Quantos parágrafos tem que ter um texto dissertativo? ›

Os parágrafos não têm uma limitação de tamanho, mas uma redação dissertativa-argumentativa segue uma estrutura bastante específica. O texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, seu texto deve ter, no mínimo, três parágrafos. As redações nota mil costumam ter 4 parágrafos.

O que não pode faltar na introdução de uma dissertação? ›

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
  • O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  • Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  • Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  • O objetivo é convencer o leitor.

Onde podemos encontrar um texto dissertativo? ›

O texto dissertativo-argumentativo é requisitado em diversas provas importantes, como o Enem. O texto dissertativo-argumentativo é um gênero discursivo muito comum em provas de vestibular, como a Fuvest, e no Enem. Em resumo, trata-se de uma produção em que um autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos.

Qual a estrutura correta do texto? ›

Na prática, a estrutura do texto é justamente como o texto se apresenta ao leitor e, para saber diferenciar um conteúdo de outro, é necessário entender as peculiaridades de cada tipo de produção textual, com sua linguagem, forma e aspecto tipológico.

O que deve ter na introdução desenvolvimento e conclusão? ›

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

O que não pode faltar para que um texto esteja bem escrito? ›

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

Como podemos dizer que um texto foi bem escrito? ›

Textos bem escritos, com abordagens interessantes e úteis, e com boas imagens indexadas, é que retêm leitores. Já há estudos indicando que artigos com 600 a 800 palavras é que ranqueiam melhor no Google. Por isso, escreva para o seu leitor, trazendo ideias bem encadeadas.

O que e linguagem verbal de um exemplo? ›

A linguagem verbal é uma forma de comunicação que ocorre por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas. Este texto que você está lendo, por exemplo, faz uso da linguagem verbal. Da mesma forma, um professor que dá uma aula faz uso sobretudo da linguagem verbal (fala) para se comunicar com seus alunos.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao produzir um texto dissertativo? ›

Cinco passos para escrever um bom texto dissertativo
  1. Ler e compreender a proposta de redação. ...
  2. Para escrever qualquer tipo de texto, o autor deve considerar as suas condições de produção. ...
  3. Fazer um planejamento textual/projeto de texto. ...
  4. Atribuir um título ao texto.

Como se faz um texto? ›

Dicas essenciais para escrever um bom texto
  1. Mantenha o hábito da leitura e da escrita;
  2. Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;
  3. Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  4. Seja criativo e espontâneo;
  5. Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;

Qual é a função do último parágrafo de um texto dissertativo? ›

a) Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.

O que e um parágrafo dissertativo? ›

Parágrafo Dissertativo

Os parágrafos dissertativos utilizam a estruturação principal dos parágrafos. A ideia do autor é desenvolvida entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Nesse modelo, o autor apresenta e conclui o assunto.

Quais são as principais partes de um texto dissertativo e seus respectivos objetivos? ›

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
  • Introdução. Na introdução devem ser mencionado o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor. ...
  • Desenvolvimento. ...
  • Conclusão. ...
  • Busca da opinião e argumentos sobre o tema. ...
  • Finalização do texto. ...
  • Texto 1. ...
  • Texto 2.

Porque os textos dissertativos são importantes? ›

A importância de um texto dissertativo é que, por meio desse tipo de texto, verificamos que o aluno além de compreender a proposta, soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões para desenvolver a temática com exatidão.

São características da dissertação? ›

São características da dissertação: a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.

Qual e a função da dissertação? ›

– Uma dissertação serve para expor uma ideia, problema ou questionamento. Nela, desenvolve-se um raciocínio com base em argumentos que levarão a uma conclusão. – O estudante deve ser capaz de colocar argumentos válidos para fundamentar suas afirmações.

Qual a diferença entre uma redação e uma dissertação? ›

A principal diferença está no objetivo de cada uma: A redação dissertativa exige a exposição e análise de informações a respeito de um assunto, enquanto a dissertação-argumentativa exige que você assuma um posicionamento sobre um assunto.

Quantas linhas tem que ter uma introdução? ›

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

Quais palavras usar na conclusão de uma redação? ›

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste ...

Como fazer uma redação em 5 passos? ›

Conheça os 5 passos sobre como começar uma redação
  1. ler o tema proposto com atenção;
  2. faça um brainstorm das suas ideias;
  3. filtre seus melhores argumentos;
  4. separe suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  5. comece a escrever com base no rascunho.
28 Jun 2019

Qual a função da introdução em uma dissertação? ›

Introdução. É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar fatos que comprovem sua tese. Atenção: A tese não deve ser confundida com o tema.

Qual é o conceito de dissertação? ›

O que é dissertação? A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.

Quanto à estrutura do texto dissertativo é correto afirmar que se divide em? ›

A resposta correta é: Introdução, desenvolvimento e conclusão..

Quais são as características de um texto dissertativo-argumentativo? ›

O texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, a partir do qual pretende-se alcançar os seguintes objetivos: Compartilhar informações de maneira clara e objetiva; Problematizar um assunto; Argumentar em defesa de uma tese, de opiniões do autor a respeito de determinado assunto.

O que é um texto dissertativo e argumentativo? ›

Trata-se de um gênero textual em que o autor defende seu ponto de vista sobre determinado assunto a partir de seus argumentos e conhecimentos acerca do tema. Em outras palavras, é escrever seguindo suas convicções, explicando os porquês de você pensar daquela forma.

Quais são as características da dissertação argumentativa do Enem? ›

São características da dissertação argumentativa do Enem: a) Defesa de uma tese por meio da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Na dissertação argumentativa, deve haver uma proposta de intervenção, e não apenas uma conclusão.

Como dar início a uma dissertação? ›

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como iniciar um texto? ›

Lembre-se que para fazer uma boa redação é fundamental a coesão e a coerência.
...
As palavras ou frases para começar uma redação estão relacionadas com o propósito estabelecido e que pode ser:
  1. definir algo.
  2. se opor a uma ideia.
  3. abordar sobre uma pesquisa.
  4. questionar sobre algo.
  5. relacionar ideias.
  6. comentar um fato histórico.

Como fazer um texto dissertativo argumentativo passo a passo? ›

Características
  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
  4. Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Como começar a redação? ›

7 dicas de sucesso para começar uma redação
  1. 1 Estude temas gerais. ...
  2. 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ...
  3. 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ...
  4. 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ...
  5. 5 Não use gírias ou clichês. ...
  6. 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ...
  7. 7 Seja objetivo.
11 Dec 2020

Quantas linhas tem que ter uma dissertação? ›

Por último observe se sua dissertação tem o mínimo de 15 linhas escritas e o máximo de 35 (tamanho exigido na maioria dos processos seletivos, principalmente no ENEM).

Quantos parágrafos deve ter uma dissertação? ›

Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

Quais são os tipos de dissertação? ›

Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
  1. Texto Dissertativo-Argumentativo. Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos. ...
  2. Texto Dissertativo Expositivo.

Quantas linhas tem que ter uma introdução? ›

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

Como fazer uma frase com parágrafo? ›

Apresente o tópico frasal

O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida. É importante que o tópico frasal seja conciso e objetivo, composto, no máximo, por duas ou três orações, característica que facilitará o desenvolvimento da ideia central.

Quais palavras iniciar um parágrafo? ›

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste ...

Em que pessoa escrevo um texto dissertativo? ›

O texto deve ser escrito apenas em terceira pessoa.

Em que pessoa se escreve um texto dissertativo? ›

Partindo dessa ideia, cabe afirmar que em um texto dissertativo, você opta pelo uso da terceira pessoa do singular ou pela primeira do plural.

Como é feita uma introdução? ›

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Como fazer uma redação em 5 passos? ›

Conheça os 5 passos sobre como começar uma redação
  1. ler o tema proposto com atenção;
  2. faça um brainstorm das suas ideias;
  3. filtre seus melhores argumentos;
  4. separe suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  5. comece a escrever com base no rascunho.
28 Jun 2019

Como fazer redação em 15 linhas? ›

Para treinar, pratique fazer redações com pelo menos 15 linhas, divididas em pelo menos quatro parágrafos. Nesse caso, deixe um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para conclusão. Redações maiores devem seguir a mesma proporção.

Quais palavras usar em uma redação? ›

Entre as principais palavras de transição que você pode usar, podemos citar:
  • De acordo com;
  • Por outro lado;
  • Em síntese;
  • Antes de mais nada;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Ademais;

Videos

1. Redação- como fazer a estrutura, modelo pronto - Parte 1 | Desenhando a Solução
(Desenhando a Solução)
2. Texto dissertativo-argumentativo - Brasil Escola
(Brasil Escola)
3. Características de um ÓTIMO TEXTO DISSERTATIVO para sua REDAÇÃO ou TCC
(Prof. Dr. Ivan Guedes)
4. Tipos de texto: narração, descrição e dissertação
(Bruna Loria)
5. TEXTO DESCRITIVO: CARACTERÍSTICAS - Tipologia Textual - Aula 3 - Texto - Profa. Pamba
(Redação e Gramática Zica)
6. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo​ - Redação - Ensino Médio
(Canal Futura)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated: 09/22/2022

Views: 5453

Rating: 4.8 / 5 (48 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.