Quais as ferramentas para se fazer um fluxograma? - FM2S (2024)

Fluxogramas e Diagramas são ferramentas muito úteis, pois tornam o complexo compreensível. Os fluxogramas, mais especificamente, transformam longos fluxos de trabalho em instruções fáceis de seguir. Enquanto outros diagramas, mais genericamente, permitem que você obtenha ideias de maneira rápida e visual, como quando você precisa criar uma planta ou diagrama de rede. Neste post apresentamos as 8 melhores ferramentas para se fazer um fluxograma.

Criar fluxogramas e diagramas realmente não é a coisa mais fácil do mundo - especialmente se você não tiver as ferramentas certas. Você pode transformar processadores de texto (confira como fazer fluxogramas no Word), editores de imagem ou software de apresentação como um aplicativo de fluxograma e diagramação improvisado. Assim como você pode usar um martelo para aparafusar - mas será que o resultado vai ser bom? Às vezes, vale a pena investir na melhor ferramenta para o trabalho, em vez de improvisar com o que está disponível. Nesse caso, você precisa de um software específico.

E por falar em investimento, para alavancar sua carreira, conheça a Assinatura FM2S, que dá acesso a dezenas de cursos exclusivos por um período de 12 meses, de assuntos que vão desde liderança, excelência operacional até Lean Seis Sigma.

Do que um software de fluxograma e diagramação precisa para ser ótimo?

Os melhores aplicativos para criar fluxogramas e diagramas devem contar com os seguintes cinco recursos a seguir:

  • Uma variedade de formas para trabalhar, incluindo as opções padrão, como ovais, setas, retângulos e diamantes. Os melhores aplicativos também facilitam a adição de suas próprias formas e gráficos;
  • Modelos para criar todos os tipos de diagramas em menos tempo do que começar do zero;
  • Ferramentas para ajudá-lo a organizar as coisas de maneira clara e lógica, como grades e formas de encaixe automático;
  • Exportar seus diagramas para uma variedade de formatos de imagem, incluindo arquivos vetoriais que podem ser facilmente redimensionados para impressão em pôsteres grandes;
  • Interfaces de usuário limpas que tornam o programa fácil e agradável de usar.

Para te ajudar nessa busca pelo melhor software para você, apresentamos as 8 melhores ferramentas de fluxograma e diagramação disponíveis no mercado atualmente.

8 melhores ferramentas de Fluxograma e Diagramação

Nesta lista você conhecerá melhor as seguinte ferramentas:

  1. Lucidchart;
  2. Microsoft Visio;
  3. Textografo;
  4. Draw.io;
  5. Omnigraffle;
  6. SmartDraw;
  7. Gliffy Diagram;
  8. Cacoo.

1- Lucidchart (Web)

O Lucidchart está entre as ferramentas de diagrama e fluxograma on-line mais conhecidas da Web no momento. E não é difícil entender por quê.Sua interface, baseada na Web, oferece uma ampla variedade de modelos para fluxogramas, e de formas disponíveis. Além de possuir uma barra de menu tradicional Arquivo / Editar / Ver, que é bastante intuitiva de navegar e descobrir recursos relevantes. Também é intuitiva a criação do fluxograma em si.

A flexibilidade também é um fator que merece destaque, pois com o Lucidchart é possível importar arquivos da maioria dos concorrentes, mais do que qualquer software dessa lista. Além disso, com ele também é possível exportar para PDF, arquivos de imagem, vetores SVG; e também é o único aplicativo baseado na Web que encontramos que pode exportar para o Microsoft Visio.

O Lucidchart também oferece colaboração online em tempo real, semelhante ao Google Docs – e é o único com esse atributo tão bem desenvolvido entre os demais aplicativos. Por fim, aavaliação gratuita do Lucidchart permite criar e salvar até três documentos (limitados).

2- Microsoft Visio (Windows, Web)

A Microsoft trabalha no Visio há um quarto de século e o resultado torna isso evidente: a versão Windows deste aplicativo é polida. Seja seu objetivo criar um fluxograma, um diagrama de engenharia, uma planta baixa ou uma maquete de software - o Visio oferece modelos e formas mais adequados do que qualquer outra opção que examinamos.

Além disso, a interface familiar do Microsoft Office facilita a descoberta de funcionalidades, o que significa que você criará algo rapidamente. A criação de um fluxograma é rápida e intuitiva, assim como a criação de outros tipos de diagramas. E há uma grande variedade de opções de exportação, incluindo formatos de imagem e vetores SVG.

Também merece destaque o recurso de classificação automática de fluxogramas, que organiza mesmo os fluxogramas amis bagunçados. Porém o Visio é bem caro, custando até 5x mais que outros softwares desta lista.

3- Textografo (Web)

A maioria das ferramentas de fluxograma força você a mover muitas caixas. Mas não o textografo. Essa ferramenta exclusiva é baseada em texto, o que significa que você pode criar um fluxograma sem afastar os dedos do teclado. No entanto você precisará aprender algumas sintaxes básicas: hashtags especificam formas, recuos especificam aninhamento.

Digite no painel esquerdo e seu fluxograma aparecerá no espaço de trabalho principal direito. É a maneira mais rápida de criar um fluxograma - assim que você aprender a sintaxe.

Este aplicativo não é para todos, pois não permite arrastar itens para movê-los: se tentar vai receber um categórico "Não!" Tudo tem que ser feito no editor de texto. Isso significa que o textografo não pode funcionar como uma ferramenta geral de diagramação: está limitado a fluxogramas, árvores de decisão, mapas de site e outras coisas que se resumem a caixas de texto conectadas por setas.

Quer se aprofundar e aproveitar ao máximo as Ferramentas da Qualidade? Confira agora mesmo o curso da FM2S de Fluxograma, SIPOC e Mapeamento de Processos.

4- Draw.io (Web, Windows, Mac, Linux, ChromeOS)

O Draw.io se diferencia pelo preço: é gratuito para uso pessoal e você nem precisa criar uma conta para começar. Mas essa não é a única razão pela qual vale a pena conferir. A interface do usuário, que se assemelha à dos aplicativos de escritório on-line do Google, é fácil de aprender.

Ele conta com um tema escuro opcional e permite organizar objetos de forma simples, graças a uma grade claramente definida, embora as opções de organização automática não sejam tão robustas.Os arquivos podem ser armazenados localmente no seu computador ou usando serviços em nuvem como o Google Drive. Você também pode importar arquivos do Visio, Gliffy e Lucidchart, ou exportar para praticamente todos os formatos, incluindo arquivos vetoriais.

Um recurso exclusivo é que o File.io oferece uma versão offline para Windows, macOS, Linux e até Chromebooks. Ou seja, você pode editar seus fluxogramas sem uma conexão com a Internet, supondo que você os salvou no dispositivo em vez de na nuvem.

Por outro lado, uma desvantagem é que o número de formas e modelos oferecidos é pequeno, embora o básico esteja bem coberto. O Draw.io também pode parecer desajeitado no começo, mas dá para se acostumar em algumas horas.

5- OmniGraffle (macOS, iOS)

OmniGraffle é o aplicativo de diagramação mais apropriado aos dispositivos Apple. A interface é definida exatamente como os usuários de Mac e iPad esperam, algo que nenhum aplicativo da Web pode oferecer. Ser nativo significa que o OmniGraffle também funciona offline.

Essa é uma ferramenta flexível, com foco na criação de maquetes para software e sites. Não há muitas formas e modelos incluídos por padrão, mas você pode baixar mais - e há um número surpreendente de opções. Consegui simular rapidamente um aplicativo do macOS, por exemplo, e também existem pacotes que permitem simulações, como de um projeto de paisagismo ou um diagrama elétrico.

O processo de construção de um fluxograma não é automatizado, mas há instruções que você pode seguir. Assim, se você está procurando estritamente criar fluxogramas, provavelmente o OmniGraffle não é o ideal para você. Mas por outro lado, se você precisa de uma variedade de ferramentas de diagramação e prefere uma interface nativa da Apple, vale a pena conferir.

6- SmartDraw (Web)

O SmartDraw é primeiramente versátil. Existem modelos para tudo, desde fluxogramas a design de software, paisagismo e wireframes. Além disso, conta com uma das coleções mais completas de modelos.Os arquivos podem ser salvos no SmartDraw ou em soluções de terceiros, incluindo Google Drive, Dropbox, OneDrive e Box. Os diagramas também podem ser exportados para o Visio, formulários de imagem ou um vetor SVG, o que significa que você pode usar esses gráficos em qualquer lugar.

A desvantagem é a interface do usuário: é um pouco desajeitada quando comparada ao Lucidchart ou ao Visio. Certamente que, em algum momento, você descobrirá como fazer o que precisa, mas realmente poderia ser mais polido do que é. De qualquer forma, há uma avaliação gratuita de sete dias que você pode usar como teste antes de gastar com ele.

7- Gliffy

O Gliffy, outra opção baseada na Web, é realmente fácil de aprender. Escolha um modelo, comece a arrastar formas no painel esquerdo e você terá rapidamente um fluxograma, diagrama de Venn ou praticamente qualquer outra coisa que possa imaginar. Isso porque há uma variedade de formas e ícones para escolher, e adicionar seus próprios é tão simples quanto arrastar do seu computador.

A grade interna facilita a organização e a criação de um fluxograma é bem rápida. As opções de exportação incluem imagens e vetores SVG, e é possível importar arquivos do Visio. Seu recurso de destaque são as versões que se integram ao software de gerenciamento de erros Jira e Confluence, permitindo que os usuários façam rapidamente diagramas usando as informações desses serviços.

Isso é ótimo se você usar esses serviços, mas se não usar, a página inicial do Gliffy é um pouco confusa. Portanto, apenas saiba que o Diagrama Gliffy, encontrado aqui, é o serviço independente para fazer diagramas, enquanto o Projeto Gliffy é aquele que integra tickets com planos visuais.

8- Cacoo (Web)

O Cacoo é uma outra opção sólida, mas que realmente não se destaca. Possui uma interface de usuário simples e uma ampla variedade de modelos. As formas do fluxograma não são oferecidas por padrão, mas existem modelos que você pode usar como ponto de partida. Também existem modelos para mapas mentais, diagramas de Venn e até calendários, o que dá ao Cacoo alguma versatilidade.

Além disso, há também uma função de gráfico simples, que permite inserir ou colar dados rapidamente para criar gráficos simples de barra, torta e tendência. Você pode integrar esses gráficos no restante do seu diagrama, os quais podem ser criados no Excel e adicionados ao diagrama. OCacoo exporta para arquivos de imagem, vetor e até PowerPoint, assim como dá suporte para importação do Visio.

Quais as ferramentas para se fazer um fluxograma? - FM2S (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Gregorio Kreiger

Last Updated:

Views: 5906

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Gregorio Kreiger

Birthday: 1994-12-18

Address: 89212 Tracey Ramp, Sunside, MT 08453-0951

Phone: +9014805370218

Job: Customer Designer

Hobby: Mountain biking, Orienteering, Hiking, Sewing, Backpacking, Mushroom hunting, Backpacking

Introduction: My name is Gregorio Kreiger, I am a tender, brainy, enthusiastic, combative, agreeable, gentle, gentle person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.