Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (2024)

  • Conteúdo
  • monitor

O Buscapé preparou um artigo completo para explicar as diferenças e principais características do cabo HDMI e DisplayPort.

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (1)

Cashback é no Buscapé

Casas Bahiacashback •0.5% de voltaGirafacashback •0.5% de voltaExtracashback •0.5% de voltaPontocashback •0.5% de voltaAmazoncashback •2% de voltaVer mais lojasMelhores lojas com Cashback Buscapé

Com o avanço da tecnologia, novos cabos foram criados, e outros caíram em desuso. Para transmissão de áudio e vídeo em alta qualidade, dois modelos se destacam atualmente, o HDMI e o DisplayPort. Ambos suportam um grande volume de dados, mas possuem diferenças importantes e são voltados para diferentes usuários. Confira, a seguir, a diferença entre os dois.

Leia também: Monitor gamer Full HD, 144Hz ou Ultrawide? Veja os melhores até R$ 2000

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (12)

O cabo HDMI ainda é o mais popular, seja por estar presente em mais aparelhos, e até mesmo pelo preço. Ele é usado em computadores, TVs, aparelhos de DVD, consoles, entre outros, e consegue alcançar resoluções de até 10K. No entanto, ele fica limitado quanto a taxa de atualização da imagem, e não é a melhor opção para o uso de vários monitores.

É aí que entra o DisplayPort, um novo padrão que chegou para suprir essas necessidades. O cabo consegue chegar a resoluções de 16K em sua versão mais moderna, e se destaca pela grande taxa de atualização e suporte a vários monitores com uma única fonte de vídeo, todos esses mantendo a alta resolução.

HDMI: como funciona?

O HDMI (High-Definition Multimedia Interface) foi criado em 2003, em um acordo de várias fabricantes de displays, como a Philips, Panasonic, Sonic, Toshiba, entre outras, como forma de padronizar a conexão de televisores, monitores, projetores, computadores domésticos e outros aparelhos.

É um cabo de alta transferência de dados, tanto de áudio quanto de vídeo, e pode transmitir imagem digital desde o HD até resolução 10K nos modelos mais avançados. Os fios internos são fabricados em cobre, o que favorece a condutividade e evita “bugs” ou “lags” na imagem.

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (13)

Ele possui 19 pinos e pode ser encontrado em quatro tamanhos diferentes, sendo o Tipo A, que é o convencional; o Tipo C, que é o mini; o Tipo D, que é o micro; e o Tipo E, geralmente usado em aplicações automotivas. Os cabos têm versões diferentes, e cada um deles conta com recursos exclusivos, confira:

HDMI 1.0

A primeira versão do cabo suporta resoluções até o Full HD, com uma taxa de atualização de 60 Hz. Ele tem oito canais de áudio a 192 kHz e largura de banda de 4,9 Gb/s.

HDMI 1.2

Este tem as mesmas características listadas na versão anterior, mas esse foi o primeiro cabo que pode ser usado em computadores e notebooks.

HDMI 1.3

Esse modelo ganhou suporte a mais cores, e agora conta com largura de banda maior. Ele transmite imagens com resolução máxima Full HD a 60 Hz, mas com uma largura de banda de 10,2 Gb/s.

HDMI 1.4

Além de transmitir áudio e vídeo, esse foi o primeiro modelo a também transmitir dados de ethernet. Além disso, ele suporta o recurso 3D e resolução máxima de 4K, podendo ser usado a 24, 25 ou 30 Hz nela. Ele continua com oito canais de áudio 190 kHz e uma largura de banda de 10,2 Gb/s.

HDMI 2.0

O HDMI 2.0 chega com grandes evoluções, agora suportando imagens em 4K a 50 ou 60 FPS, graças a largura de banda de 18 Gb/s, quase três vezes mais rápido que a versão anterior. Ele foi o primeiro a suportar a tecnologia de HDR, e conta com 32 canais de áudio a 1536 kHz.

HDMI 2.1

A última versão lançada é o HDMI 2.1, voltado para os aparelhos mais recentes. Ele suporta resoluções acima de 8K, com taxa de 50, 60, 100 ou 120 Hz, e largura de banda de 48 Gb/s. Além disso, esse cabo também tem compatibilidade com o HDR dinâmico.

A TV LG CX de 2020 já tem entrada HDMI 2.1:

Os cabos de HDMI modernos já contam com suporte a tecnologia FreeSync, da AMD, que faz com que o monitor e placa de vídeo trabalhem juntos, “sincronizando” a taxa de atualização da tela com o FPS da GPU, deixando a performance mais constante. No entanto, apenas o DisplayPort tem suporte ao G-Sync, que é a mesma tecnologia, só que para as placas da NVIDIA.

DisplayPort: o que é e quais são as vantagens?

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (14)

O DisplayPort surgiu em 2006 também em um “acordo” de várias fabricantes de PCs. Ele substituiu conexões antigas, como o VGA e DVI, e se destaca pela forma com que os dados são mandados. Aqui, o envio acontece por “pacotes”, o que permite resoluções maiores com taxa de atualização também maior, sendo o queridinho dos donos de monitores gamer, por exemplo.

O HDMI só consegue lidar com uma única transmissão de áudio e vídeo, então se você quiser usar mais de um monitor ou TV ligado a mesma fonte de imagem, o DisplayPort é a melhor solução! Uma única interface deles oferece suporte para até quatro monitores com resolução 1920 x 1200, ou dois com resolução 2560 x 1600. Cada monitor recebe fluxo independente de dados.

Outro diferencial perante o HDMI é a possibilidade dessa conexão ser transmitida por meio de USB. Diferente do HDMI, o DisplayPort tem licença de uso liberada, por isso é fácil encontrar vários adaptadores para esse tipo de conexão.

Como dissemos anteriormente, o DisplayPort é o único que é compatível com a tecnologia G-Sync, da NVIDIA, além do próprio FreeSync, da AMD. Ele pode ser encontrado no padrão normal ou “mini”, e também tem versões diferentes, confira:

DisplayPort 1.1

Tem largura de banda de 8,64 Gb/s, suportando resolução de até 4K a 30 Hz. Ele também suporta a resolução Full HD a 144 Hz, a WFHD a 100 Hz, a Quad HD a 75 Hz e a WQD a 60 Hz.

DisplayPort 1.2

Essa versão teve um salto para uma largura de banda de até 17,28 Gb/s e a resolução também subiu para até 5K, rodando a 30 Hz. Além dela, o DisplayPort 1.2 suporta o Full HD a 240 Hz, WFHD a 200 Hz, Quad HD a 165 Hz, WQD a 120 HZ e 4K a 75 Hz. Aqui também temos o suporte a vídeo 3D, multitelas pela tecnologia MST e FreeSync.

DisplayPort 1.3

Tem uma largura de banda de 25,92 Gb/s, e consegue gerenciar bem vários monitores em alta resolução, por exemplo, duas telas em 4K. Essa versão também ganhou o suporte a padrões de interface como o HDMI, DVI e VGA (com uso de adaptadores).

O DisplayPort 1.3 foi o primeiro a suportar a resolução 8K a 30 Hz, mas também consegue rodar o Full HD a 240 Hz, o WFHD a 240 Hz, o Quad HD a 240 Hz, o WQHD a 165 Hz, o 4K a 120 Hz e 5K a 60 Hz.

O monitor da LG Ultrawide de 29 polegadas tem porta DisplayPort:

DisplayPort 1.4

A versão 1.4 chegou com recursos de aprimoramento de vídeo e áudio, permitindo até 32 canais com frequência de 1536 kHz. Ele tem largura de banda de 32,4 Gb/s, suporta o HDR dinâmico e resolução máxima de 8K, dessa vez rodando a 60 Hz. Além dela, ele também roda o Full HD a 240 HZ, o WFHD a 240 Hz, o Quad HD a 240 Hz, o 4K a 120 Hz e 5K a 120 Hz.

DisplayPort 2.0

A última versão do DisplayPort é a 2.0, o primeiro a ser capaz de lidar com a resolução 16K com taxa de atualização de 60 Hz. Ele tem largura de banda de 77,4 Gb/s, suporte a HDR e usa conector USB-C. O cabo consegue lidar com três monitores em resolução 4K com 90 Hz de taxa de atualização, ou dois monitores 8K a 120 Hz.

Qual cabo usar?

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (15)

O cabo HDMI tem boa largura de banda e consegue chegar a resoluções altas, além de ter suporte a tecnologias de vídeo 3D, HDR, entre outras. Se você está procurando um cabo para TVs, aparelhos Blu-Ray, consoles, entre outros, o HDMI será a opção mais comum e barata, e não deixa de oferecer boa qualidade.

O cabo também é uma boa opção para ser usado em computadores, justamente pela alta resolução e recursos citados anteriormente. No entanto, indicamos o uso dele para os usuários que não pretendem usar múltiplos monitores, não precisam de uma taxa de atualização maior e nem pretendem usar o G-Sync, por exemplo.

O DisplayPort é a escolha frequente dos consumidores mais exigentes, seja os gamers que buscam altas resoluções com uma taxa de atualização maior, ou mesmo quem trabalha com vários monitores e deseja mantê-los em alta resolução usando apenas uma entrada de vídeo. Além disso, se você possui uma placa NVIDIA e um monitor com suporte a G-Sync, será necessário um DP para que a tecnologia funcione.

Leia também:

  • RTX 30: 5 curiosidades sobre as novas placas de vídeo NVIDIA
  • GTX 1660 Ti vs RTX 2060: qual placa de vídeo comprar?
  • RTX 3090, 3080 e 3070: preço e lançamento das placas de vídeo NVIDIA

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (16)

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Display Port vs HDMI: entenda as diferenças entre os cabos (2024)

FAQs

What is the difference between DisplayPort and HDMI port? ›

An HDMI port can only connect to one screen, but DisplayPort features Multi-Stream Transport (MST) for multiple screens and daisy-chaining.

What is the advantage of DP to HDMI? ›

Are there any other advantages to using DisplayPort over HDMI or DVI? Yes! Aside from offering higher resolutions and faster data transfer speeds, DisplayPort also supports many advanced audio formats such as Dolby TrueHD and lossless multi-channel audio stream compression (e.g., DTS Master Audio).

What is DisplayPort used for? ›

A DisplayPort is a digital audio/video connection standard used to connect computers and other compatible devices. It's most commonly used to transmit video and audio signals from a computer to an external display, like a monitor or projector.

Why is HDMI more popular than DisplayPort? ›

Despite DP's advantages, HDMI is still the more popular choice among consumers. One reason for this is the ubiquity of HDMI ports in devices such as TVs, projectors, and gaming consoles. Many people simply choose HDMI because it's the most widely available option.

Can I plug HDMI into DisplayPort? ›

HDMI to DisplayPort Conversion

There are two types of conversion adapters that can be used, the first is an active adapter, and the second is a passive adapter type. Most adapters only carry a one-way signal.

Can I use both DisplayPort and HDMI at the same time? ›

You can freely combine HDMI, DisplayPort, and DVI. One monitor can be HDMI, the other DisplayPort and so forth. Video connections are one thing, but remember your extra monitors won't run themselves. Each requires a power connection, obviously.

What does a DisplayPort look like? ›

DisplayPort – It looks similar to HDMI but its a connector more commonly found on PCs than TVs. There is the standard DisplayPort and Mini DisplayPort. So what's the difference between the two? The Mini DisplayPort is commonly used when you have a graphics card on your computer.

Can DisplayPort carry USB signal? ›

DisplayPort (DP) also support audio and USB signals. Featuring a reversible orientation, the port is highly efficient and capable of transmitting a great deal of power (up to 100 watts) over a single cable. DisplayPort was developed to replace VGA, DVI, and FPD-link.

Does DisplayPort carry audio? ›

Does DisplayPort also support audio? Yes, DisplayPort supports multi-channel audio and many advanced audio features. DisplayPort to HDMI adapters also include the ability to support HDMI audio.

What is the disadvantage of DisplayPort? ›

One potential downside to a DisplayPort is its inability to transmit Ethernet data. However, it is capable of supporting 2 monitors at a resolution of 2560 x 1600 or 4 monitors at 1920 x 1200. There's even the possibility of daisy-chaining up to six displays at once if your GPU allows several DisplayPort interfaces.

Should I change to DisplayPort? ›

The answer depends on your specific needs. DisplayPort excels in terms of higher bandwidth, support for higher resolutions and refresh rates, and compatibility with advanced features like Adaptive Sync. HDMI, on the other hand, is more commonly found in consumer electronics and home theater setups.

Where do I plug in DisplayPort on my computer? ›

Connect a cable between the USB Type-C port on the computer and the USB Type-C with DisplayPort upstream connector on the monitor. Add a second monitor by connecting a cable between the DisplayPort out port on the primary monitor and the DisplayPort in port on a secondary monitor.

Does HDMI have better display quality than DisplayPort? ›

For a better understanding, DisplayPort 1.4 supports 4K at 120Hz and 8K at 60Hz. Meanwhile, HDMI 2.1 supports these resolutions at better refresh rates with a maximum resolution of 10K.

Should you use HDMI 2.1 or DisplayPort? ›

Here's a quick recap. If you want the very best performance, HDMI 2.1 is flat-out better than DisplayPort 1.4. If your devices are easier to set up and maintain with HDMI, then stick with it. If you're using a PC or something else that favors DisplayPort, then that's your answer.

Is DisplayPort more advanced than HDMI? ›

When is DisplayPort the best option? DisplayPort cables can achieve a higher bandwidth than HDMI cables. If there's a higher bandwidth, the cable transmits more signals at the same time. This mainly has an advantage if you want to connect multiple monitors to your computer.

Is using a DisplayPort better than HDMI? ›

DisplayPort 2.1 provides an even higher maximum bandwidth compared to HDMI 2.1, allowing for higher resolutions and refresh rates. Without Compression, it supports resolutions up to 10K at 60Hz delivering smooth and detailed visuals for gaming and multimedia applications.

Is DisplayPort better quality than HDMI? ›

What are the main differences between Displayport and HDMI? Significant differences include that a Displayport generally supports higher resolutions and refresh rates, making it ideal for gaming, graphic design, and multimedia production.

What is the best port to use for monitor? ›

At a minimum, your monitor should have an HDMI port to easily connect your monitor to your PC or laptop. But if you have specific needs, like those outlined above, you should also consider monitors with DVI, DisplayPort, or USB-C ports as well.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Chrissy Homenick

Last Updated:

Views: 5459

Rating: 4.3 / 5 (74 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Chrissy Homenick

Birthday: 2001-10-22

Address: 611 Kuhn Oval, Feltonbury, NY 02783-3818

Phone: +96619177651654

Job: Mining Representative

Hobby: amateur radio, Sculling, Knife making, Gardening, Watching movies, Gunsmithing, Video gaming

Introduction: My name is Chrissy Homenick, I am a tender, funny, determined, tender, glorious, fancy, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.