Como Fazer um Texto Dissertativo Argumentativo (2022)

Na grande maioria dos vestibulares e concursos, o modelo solicitado de redação é o “texto dissertativo argumentativo“. Mas afinal, o que isso significa e o que os corretores esperam ver no seu texto?

Como Fazer um Texto Dissertativo Argumentativo (1)

O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor utiliza argumentos, fatos e dados que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.

As três características básicas que um corretor espera ver em um texto dissertativo são:

  • Apresentação do ponto de vista
  • Discussão dos argumentos
  • Análise crítica do texto

Para entender isso melhor, vamos fazer uma comparação. A diferença desse modelo para um texto narrativo, por exemplo, é que o texto narrativo descreve uma história, contendo alguns elementos importantes como personagens, local, tempo (intervalo no qual ocorreram os fatos), enredo (fatos que motivaram a escrita). O texto dissertativo, por outro lado, tem como objetivo defender um ponto de vista usando argumentos.

Antes de começarmos a mostrar na prática como escrever um texto dissertativo, saiba que uma redação dissertativa argumentativa pode ser escrita na terceira pessoa do plural (objetiva) ou na primeira pessoa do singular (subjetiva); veremos a seguir exemplos de cada uma delas:

Dissertação Objetiva

Na dissertação objetiva, o autor não se identifica com o leitor, já que os argumentos são expostos de forma impessoal. Isso, aliás, confere ao texto um ar de imparcialidade, embora se saiba que é a visão do autor que está sendo discutida. Esse procedimento faz o leitor aceitar mais facilmente as ideias expostas no texto.

Por exemplo, considere essa frase: “Muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras, mas isso não pode ser uma barreira para o estudo“. Esse é um exemplo de frase objetiva.

Compare com essa outra frase, escrita de forma subjetiva: “Minha família enfrentou dificuldades financeiras, mas não considero tal situação como uma barreira para o estudo“.

Conseguiu perceber a diferença?

(Video) 10 Passos para Fazer um bom Texto Dissertativo-Argumentativo - Brasil Escola

Dissertação Subjetiva

No texto dissertativo subjetivo, o autor se mostra por meio do uso da primeira pessoa do singular (eu), evidenciando que os argumentos são resultados da opinião pessoal, ou ainda da experiência dele.

Detalhe: o texto objetivo também reflete as opiniões do autor, porém a forma como ele escreve é mais impessoal. Essa é a diferença.

Vamos mostrar mais dois exemplos, o primeiro é um trecho de um texto objetivo e o segundo é um trecho de um texto subjetivo. Repare na diferença que existe entre os dois:

1) “Há tipos diferentes de ruínas. Mas elas são sempre resultado de uma demolição ou desconstrução de edificações. Existe um primeiro tipo que simboliza um tempo passado que evoluiu e foi deixando ruínas devido às mudanças dos gostos e da riqueza dos donos.”

2) “Não sou do tipo que se impressiona com boatos, mas não posso ficar indiferente aos últimos acontecimentos no cenário público do Brasil. Toda essa movimentação em torno dos casos de corrupção que assolam a nação me fez pensar sobre a importância da ética nas relações sociais em todos os níveis. Não quero me convencer de que um valor moral tão importante esteja sendo banido da sociedade, substituído pelo direito de garantia de privilégios pessoais a qualquer custo.”

Podemos notar claramente a diferença no uso da terceira e da primeira pessoa.

Na prática, escrever na primeira pessoa (eu/nós) dá origem a frases do tipo:

– “Precisamos estar conscientes da importância do cuidado ao meio ambiente

– “Sabemos que o Brasil precisa de mudanças”

– “Tive bons professores, mas nem todo estudante tem esse privilégio”.

(Video) COMO ELABORAR A REDAÇÃO DO ENEM | Manual do Texto Dissertativo-Argumentativo | Redação para o Enem

As mesmas frases acima escritas na terceira pessoa do plural ficariam:

– “É preciso estar consciente da importância do cuidado ao meio ambiente

– “Sabe-se que o Brasil precisa de mudanças

– “Alguns estudantes têm bons professores, mas nem todos têm esse privilégio”.

Repare que quando você escreve na terceira pessoa do plural, nunca utiliza os verbos conjugados pessoalmente (utilizando o “eu” ou o “nós”). As frases sempre ficam impessoais.

Essas duas maneiras de escrita são aceitas, mas é muito importante que você escolha e mantenha o mesmo estilo do início ao fim! Se você escolheu a escrita objetiva, não utilize a subjetiva e vice-versa.

É muito comum misturar as duas coisas, a grande maioria dos candidatos mistura esses dois estilos ao longo do texto e são penalizados na nota por isso. Fique atento a esse detalhe. Sempre que você for escrever alguma frase, lembre-se de qual estilo você escolheu e seja fiel a ele até o fim!

O mais recomendado é que você escolha a terceira pessoa do plural, pois essa forma de escrever é mais informal e mais fácil de ser seguida com fidelidade.

O texto objetivo também tem a vantagem de dar um aspecto de “autoridade” aos argumentos. Quando se opta pelo texto subjetivo, tem-se uma impressão de que tudo está somente de acordo com a opinião do autor, enquanto que no objetivo tem-se a impressão de que a opinião é de todos. Isso fortalece o caráter objetivo.

Recomendamos também que você pratique suas redações utilizando sempre o mesmo estilo para se acostumar. Isso vai ajudar você a não misturar as coisas depois. Então nossa dica é começar a praticar desde já o texto objetivo para chegar no dia da prova afiado e não colocar traços subjetivos misturados.

(Video) Redação do ENEM: A Estrutura do Tipo Dissertativo-Argumentativo

A Argumentação do Texto Dissertativo

Umtexto argumentativo, como já comentamos,é aquele em que defendemos uma ideia, opinião ou ponto de vista, procurando fazer com que o leitor acredite nele. Para conseguir esse objetivo, utilizamos os argumentos.

A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM; significa: fazer brilhar, iluminar.

É fácil encontrar os argumentos de um texto, pois basta identificar a tese (ideia principal) e fazer a pergunta “por quê”? Por exemplo: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque… (argumentos).

Um bom texto dissertativo deve se apoiar principalmente em uma boa argumentação (por isso o nome: dissertativo argumentativo). Para que isso ocorra, é preciso que se organizem as ideias que serão expostas. Mostraremos abaixo os tipos mais comuns de argumentos que podem ser utilizados em uma redação:

Tipos de argumentos

– Argumento de Autoridade: É aquele que se apoia no conhecimento de um especialista da área. É um modo de trazer para o texto o peso e a credibilidade da autoridade citada. Por exemplo: “Conforme afirma Bertrand Russel, não é a posse de bens materiais o que mais seduz os homens, mas o prestígio decorrente dela”.

– Argumento de consenso: Alguns enunciados não exigem a demonstração de um especialista para que se prove o conteúdo argumentado. Nesse caso, não precisamos citar uma fonte de confiança. Por exemplo: “O investimento na Educação é indispensável para o desenvolvimento econômico do país”. Repare que essa afirmação não precisa de embasamento teórico, pois é um consenso global.

– A Comprovação pela Experiência ou Observação: Esse tipo de argumentação é fundamentada na documentação com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade. Por exemplo: “O acaso pode dar origem a grandes descobertas científicas. Alexander Flemming, que cultivava bactérias, por acaso percebeu que os fungos surgidos no frasco matavam as bactérias que ali estavam. Da pesquisa com esses fungos, ele chegou à penicilina”. Observe que, nesse caso, o argumento que validou a afirmação “O acaso pode dar origem a grandes descobertas” foi a documentação da experiência de Flemming.

– A Fundamentação Lógica: A argumentação nesse caso se baseia em operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, consequência e causa, etc. Por exemplo: “Ao se admitir que a vida humana é o bem mais precioso do homem, não se pode aceitar a pena de morte, uma vez que existe sempre a possibilidade de um erro jurídico que, no caso, seria irreparável”. Note que a ideia que o leitor tentou passar era: Não se pode aceitar a pena de morte. Para isso, foi mencionado o caso de falha humana na sentença, o que permitiu que se chegasse a tal conclusão.

Qualquer um desses tipos de argumentos citados é válido na construção de um texto argumentativo.

A título de nomenclatura, muitas provas de vestibulares e concursos utilizam o nome “texto dissertativo”, “texto argumentativo” ou ainda “texto dissertativo argumentativo”, mas todos se referem a esse mesmo padrão de texto que mencionamos nesse artigo.

(Video) 8 dicas para fazer uma ótima redação dissertativa-argumentativa

Para mais detalhes sobre como fazer um texto dissertativo, com aulas passo a passo, exercícios e exemplos de redações prontas, sugerimos que você conheçanossa apostila completa de redação.

Leia também:

Como fazer uma introdução

Como fazer um desenvolvimento

Como fazer uma conclusão

Como fazer uma redação para o Enem

(Video) Texto dissertativo-argumentativo - Brasil Escola

*Atualizado em 21/03/2020

FAQs

Como escrever um texto dissertativo-argumentativo passo a passo? ›

Como começar um texto dissertativo exemplo? ›

10 frases para começar uma redação
  1. “Debate-se bastante, assertivamente, que…” ...
  2. “Com frequência, discute-se que…” ...
  3. “De acordo com a historiografia, percebe-se que…” ...
  4. “Analisando o cenário atual…” ...
  5. “É de fundamental relevância…” ...
  6. “É de conhecimento geral que…” ...
  7. “Atualmente, na sociedade brasileira, …”

Quais palavras começar um texto dissertativo-argumentativo? ›

Confira as opções:
  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Como se começa um texto argumentativo? ›

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Como posso começar um argumento? ›

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.
5 Jul 2020

Qual a palavra certa para começar uma redação? ›

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

Como iniciar um texto? ›

Lembre-se que para fazer uma boa redação é fundamental a coesão e a coerência.
...
As palavras ou frases para começar uma redação estão relacionadas com o propósito estabelecido e que pode ser:
  1. definir algo.
  2. se opor a uma ideia.
  3. abordar sobre uma pesquisa.
  4. questionar sobre algo.
  5. relacionar ideias.
  6. comentar um fato histórico.

São exemplos de textos argumentativos? ›

Texto argumentativo: exemplo. O filme “Cine Hollywood” narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas.

O que é um texto dissertativo-argumentativo exemplo? ›

O texto dissertativo-argumentativo é um gênero discursivo muito comum em provas de vestibular, como a Fuvest, e no Enem. Em resumo, trata-se de uma produção em que um autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos.

Como fazer uma boa tese? ›

A tese pode ser a primeira frase de um texto curto (de dois ou três parágrafos), mas costuma vir como a última frase da introdução em textos mais longos. Não contradiga a sua opinião ao longo do texto e nem fuja do tema. Leia bons exemplos de teses na internet, nos seus livros didáticos e afins.

Como fazer um bom parágrafo de desenvolvimento? ›

Como dito, os parágrafos do desenvolvimento devem ser autônomos em relação aos segmentos anteriores. Para isso, devem sempre trazer, no tópico frasal, um resumo da ideia que será desenvolvida.

Onde podemos encontrar um texto dissertativo argumentativo? ›

O texto dissertativo argumentativo é um dos gêneros textuais mais utilizados dentro de teses, dissertações, monografias e artigos científicos e acadêmicos de modo geral.

Quais são os 5 tipos de argumentos? ›

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.
7 Apr 2022

Quantas Páginas Deve Ter um argumento? ›

Também existe controvérsia a respeito do tamanho de um argumento. Lá fora, alguns dizem que deve ter até 60 páginas. Outros dizem que deve ter uma página. No Brasil costuma vigorar o padrão de 1 página de argumento para 10 páginas de roteiro.

Quantas linhas tem que ter um parágrafo? ›

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Como iniciar um parágrafo? ›

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

Quantas linhas tem que ter uma introdução? ›

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

Quais palavras iniciar um parágrafo? ›

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste ...

Como começar o 4 parágrafo de uma redação? ›

INTRODUÇÃO
  1. Tema. É importante que a sua introdução contextualize o leitor sobre qual é o tema sendo discutido. ...
  2. Tese. A tese é o seu posicionamento sobre o que está sendo discutido. ...
  3. Causas e consequências. ...
  4. Dados. ...
  5. Exemplos. ...
  6. Retomada de tese. ...
  7. Propostas de intervenção. ...
  8. Conclusão do texto.
28 May 2018

Quais palavras usar em uma redação? ›

Entre as principais palavras de transição que você pode usar, podemos citar:
  • De acordo com;
  • Por outro lado;
  • Em síntese;
  • Antes de mais nada;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Ademais;

Quais são as características de um texto dissertativo-argumentativo? ›

O texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, a partir do qual pretende-se alcançar os seguintes objetivos: Compartilhar informações de maneira clara e objetiva; Problematizar um assunto; Argumentar em defesa de uma tese, de opiniões do autor a respeito de determinado assunto.

Qual é a função do primeiro parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo? ›

Dessa forma, o primeiro parágrafo tem duas funções fundamentais para o entendimento do texto: contextualização e apresentação de uma tese.

Qual é a estrutura de um texto argumentativo? ›

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

Como iniciar um texto? ›

Lembre-se que para fazer uma boa redação é fundamental a coesão e a coerência.
...
As palavras ou frases para começar uma redação estão relacionadas com o propósito estabelecido e que pode ser:
  1. definir algo.
  2. se opor a uma ideia.
  3. abordar sobre uma pesquisa.
  4. questionar sobre algo.
  5. relacionar ideias.
  6. comentar um fato histórico.

O que é um texto dissertativo e exemplos? ›

Um texto dissertativo tem como finalidade expor uma informação ou argumentar em defesa de uma determinada tese com um interlocutor. Cotidianamente, de alguma forma, nós dissertamos. O texto dissertativo é um gênero textual responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor.

Como iniciar um texto dissertativo expositivo? ›

Características do texto dissertativo-expositivo
  1. inicie o texto com uma introdução em que você apresentará o assunto abordado e definirá o ponto de vista defendido ao longo da redação;
  2. o tema principal é evidente e não precisa ser buscado pelo leitor, que compreende, já nas primeiras linhas, sobre o que se trata;

Como iniciar o primeiro desenvolvimento? ›

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Quais palavras iniciar um parágrafo? ›

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste ...

Como se começa um parágrafo? ›

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Quantas linhas tem que ter uma introdução? ›

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

São exemplos de textos argumentativos? ›

Texto argumentativo: exemplo. O filme “Cine Hollywood” narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas.

Quais são as características de um texto dissertativo-argumentativo? ›

O texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, a partir do qual pretende-se alcançar os seguintes objetivos: Compartilhar informações de maneira clara e objetiva; Problematizar um assunto; Argumentar em defesa de uma tese, de opiniões do autor a respeito de determinado assunto.

O que e um texto argumentativo exemplo? ›

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

O que é uma dissertação argumentativa? ›

A parte "dissertação" do nome dissertação-argumentativa se refere a um tipo de texto que traz a defesa de uma ideia. Mais do que isso: a defesa de um ponto de vista. Para você, estudante, isso significa que você vai dar sua opinião sobre o assunto apresentado no tema da redação e nos textos de apoio.

Quais são os tipos de dissertação? ›

Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
  1. Texto Dissertativo-Argumentativo. Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos. ...
  2. Texto Dissertativo Expositivo.

O que é um texto dissertativo e argumentativo? ›

Trata-se de um gênero textual em que o autor defende seu ponto de vista sobre determinado assunto a partir de seus argumentos e conhecimentos acerca do tema. Em outras palavras, é escrever seguindo suas convicções, explicando os porquês de você pensar daquela forma.

Videos

1. PLANEJANDO A REDAÇÃO DO ENEM: Como fazer o texto dissertativo-argumentativo
(Curso Enem Gratuito)
2. COMO FAZER UMA REDAÇÃO MODELO ENEM DO ZERO (TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO)
(Felipe Araujo)
3. COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
(Consultório Linguístico)
4. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo​ - Redação - Ensino Médio
(Canal Futura)
5. Redação- como fazer a estrutura, modelo pronto - Parte 1 | Desenhando a Solução
(Desenhando a Solução)
6. Dissertação [Prof Noslen]
(Professor Noslen)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Lakeisha Bayer VM

Last Updated: 09/06/2022

Views: 5455

Rating: 4.9 / 5 (49 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Lakeisha Bayer VM

Birthday: 1997-10-17

Address: Suite 835 34136 Adrian Mountains, Floydton, UT 81036

Phone: +3571527672278

Job: Manufacturing Agent

Hobby: Skimboarding, Photography, Roller skating, Knife making, Paintball, Embroidery, Gunsmithing

Introduction: My name is Lakeisha Bayer VM, I am a brainy, kind, enchanting, healthy, lovely, clean, witty person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.