A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (2024)

27 respostas

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase aguda de uma crise de ansiedade e pânico é recomendado trocar o tipo de terapia?

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (1)

Andrea Zouein

Psicólogo,Psicanalista

Campinas

Bom dia!!
Além de sair da crise e conseguir lidar com ela, há um ponto fundamental que é entender o que está desencadeando essa ansiedade e pânico. O fator pode estar ligado a situações que remetam a sentimentos que talvez você nem se de conta, por esse motivo o autoconhecimento é muito importante.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (2)

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (3)

Naiara Graciane

Psicólogo,Sexólogo

Belo Horizonte

Não, você pode fazer e continuar o acompanhamento com a abordagem Cognitiva Comportamental mesmo não estando em fase aguda ou em crise. Um profissional desta abordagem esta preparado para auxiliar você durante todo o tratamento, acolhendo, ouvindo e auxiliando em sua queixas. A abordagem pode ser diferente, mas todas elas estão focadas para o objetivo de ajudar o ser.

Olá,
Não tem problema nenhum continua com a abordagem congnitiva comportamental, assim como as outras abordagens ela têm subsídios suficientes para dar suporte.
Boa sorte

De acordo com a Divisão de Psicologia Clínica da Associação Psicológica Americana (APA), que, entre outras coisas, avalia a qualidade das evidências científicas disponíveis para o tratamento de diversos transtornos mentais, a Terapia Cognitivo-Comportamental apresenta forte suporte científico para o tratamento de Transtorno de Pânico.

Ola!!!! É fundamental continuar pois a abordagem auxilia nas diversas questões que envolve nossa vida como um todo,como :dificuldades nos relacionamentos,escolhas profissionais,luto,separações, perdas,dificuldade de aprendizagem,desenvolvimento pessoal e muito mais.
Espero ter ajudado!!!!!!

Independente de estar em crise ,o paciente pode ou não trocar de profissional ou a abordagem que preferir .O importante é que se sinta bem , que resolva sua queixa .Estou a disposição

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (8)

Dra. Aline Magnani

Psicólogo

São Paulo

Olá! A Terapia Cognitiva Comportamental pode ser indicada para diversas situações (não somente os casos mais complexos). Após a melhora dos sintomas é possível (e até indicado) continuar com o mesmo psicólogo.

Boa noite, a Terapia Cognitivo Comportamental não está indicada somente para situações de crise ou agudas. O foco mudará é as estratégias também segundo o objetivo do processo terapêutico, mas a linha de abordagem pode seguir sendo a TCC sim.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (10)

Andrea Carneiro

Psicólogo

Rio de Janeiro

Olá, boa noite. A terapia cognitivo comportamental é uma linha de psicoterapia, dentre tantas outras. Ela não tem função apenas de resolver problemas graves e emergenciais, ela pode abranger todo o processo de terapia. Além da linha teórica do profissional, é importante que haja empatia entre o psicólogo e o paciente. Espero ter ajudado.

Proponho um teste com a Terapia EMDR, o que chamo de uma verdadeira revolução na história da psicologia.

Com certeza, não. A TCC ajuda todos os tipos de problemas, não necessariamente os de maior comprometimento como os transtornos em geral, mas também àquelas situações onde o paciente busca se autoconhecer, tratar um momento pontual de crise ou apenas para organizar sua vida como um todo. O que ocorre é que a TCC é normalmente indicada para problemas mais agudos, no entanto como outra abordagem qualquer, ela atende a questões menos intensas. Se você já teve benefícios com essa abordagem e quiser continuar, poderá. O que deve mudar é o foco do trabalho.

Tanto a crise de Ansiedade, como a de Pânico (que é o ápice da Ansiedade) são sintomas que demonstram que algo na sua vida não vai muito bem. E um bom trabalho Psicoterapêutico, vai sempre te ajudar a entender as causas do seu sofrimento e não dar foco somente em sintomas. Independente da abordagem (todas sem exceção) são extremamente eficazes na ajuda de qualquer transtorno emocional, sendo necessário que você encontre apenas um profissional que você se sinta confortável em colocar seus sentimentos. Espero ter ajudado.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (14)

Camila Polese de Oliveira

Psicólogo,Psicanalista

Santo André, SP

Qualquer abordagem da psicologia serve para momentos de crise e momentos em que a crise está sob controle. É indicado trocar o tipo de terapia quando você não está se sentindo confortável com o atual tratamento. Pode ser o caso de você não se adaptar a um tipo de abordagem, como também do próprio profissional. Vale experimentar e encontrar o que faz sentido pra você em cada momento.

Na terapia cognitivo comportamental o paciente é conduzido a técnicas estruturadas voltadas para capacitar o paciente através de atuação na psicoterapia, através de um psicólogo que tenha vasta experiência e especialidade comprovada a conduzir ao paciente de forma didática, aprendizado dos aspectos comportamentais que são distorcidos para comportamentos funcionais. As técnicas desenvolvidas na terapia cognitivo comportamental, também consiste na estabilização de quadro clínico associado ao diagnóstico citado na sua pergunta, sendo bastante eficaz no prognóstico e tratamento, mas também deve manter a mesmo segmento para o desenvolvimento em psicoterapia quando caracteriza estabilização de quadro. Espero ter esclarecido a sua dúvida e fico a disposição caso ficou algo sem esclarecer.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (16)

Thamara Cristina Bianchi Galiotto

Psicólogo

Caxias Do Sul

A terapia cognitiva-comportamental serve também para quem está com problemas graves, porém tudo depende da relação entre terapeuta e psicólogo e também de como é o funcionamento psíquico do paciente e se ele se adequa ao método da terapia cognitivo-comportamental. Se o paciente se identificar com os tratamentos utilizados na terapia cognitivo-comportamental e sentir-se a vontade com o psicólogo escolhido, as chances de essa parceria ter sucesso aumenta consideravelmente. Quanto à sua segunda questão, referente à fase aguda de uma crise de ansiedade e pânico, entendo que se a pessoa saiu da fase aguda junto com a terapia significa então que a terapia surtiu efeito, portanto trocar poderia ser arriscado, mas tudo depende de como o paciente lidará com os seus sentimentos e emoções se for trocado de linha no tratamento.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (17)

Emily Leal

Psicólogo

Salvador

Olá, bom dia! Não, visto que essa abordagem dentre tantas outras não tem apenas a função de resolver problemas graves/emergenciais. Mas, abrange diversas demandas pessoais. O importante é que você sempre possa se sentir bem e acolhida. Espero ter ajudado, abraços!

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (18)

Andre Mello

Psicólogo

Salvador

Olá! O TCC - terapia cognitivo comportamental atua bem não apenas em momentos de crise. Apenas o foco da terapia vai se alternando à medida que o seu processo vai se dando. Assim, respondendo, se a abordagem está dando bons resultados para você e se for esse seu desejo, siga nesse caminho.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (19)

Cristiano Luis

Psicólogo

Rio de Janeiro

Eu uso o protocolo vencendo o pânico da TCC que tem apenas 8 sessões que curam vc do Pânico ou agorafobia. Depois uso EMDR em 2 meses. Todos meus pacientes melhoram assim.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

A terapia cognitiva-comportamental é útil para qualquer demanda do paciente, portanto, essa abordagem funciona tanto em momentos críticos como em momentos de autoconhecimento, busca de independência emocional e de subjetivação. Porém, eu responderia a sua pergunta te alertando para o fato de que dependerá muito da qualificação do profissional. Cada psicólogo tem um preparo, um estilo de atuação e também um limite. É preciso verificar se o seu está correspondendo às suas expectativas. Outro aspecto, é o fato de que existe dentro da TCC uma vertente que se chama Terapia do Esquema (TE), a qual irá analisar as questões do indivíduo de forma mais profunda, inclusive retornando às vivências da infância. A TE proporciona ao paciente a capacidade de identificar seus modos de funcionamento disfuncionais, enfraquecendo as vozes internas prejudiciais; também permite ao paciente tomar consciência de quais necessidades emocionais não foram supridas, como supri-las adequadamente e como acolher seu lado vulnerável; e, como mudar estratégias para enfrentar problemas que já não são úteis. Existem várias técnicas dentro da TE que cuidarão dos aspectos afetivos e emocionais, que, muitas vezes, só com a racionalização não modificam. Assim, é um abordagem que permite desenvolver o seu modo mais saudável. Fico à disposição para outras dúvidas!

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem ampla e completa, que tem competências para trabalhar desde os transtornos graves até o desenvolvimento do potencial humano. Ao ser acompanhado por um psicólogo especialista em TCC, você terá acesso às intervenções mais atuais do mercado, que se renovam à medida em que a ciência avança.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (22)

Patrícia Vieira Araujo

Psicólogo

São Paulo

Boa noite!
Se você se identificou com a TCC podes continuar, caso contrário podes mudar. Existem vários tipos de psicoterapias: psicodrama, Gestalt, psicanálise... Você precisa estar aberta e encontrar novos temas traumáticos, estressantes, preocupantes para fechar e compreender cenas em aberto. Tens mesmo é que se identificar com a pessoa que cuida de ti.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (23)

Jhenifer Lucena

Psicólogo

Belo Horizonte

A terapia cognitiva comportamental serve para qual fase que o paciente se encontre, independente do diagnostico. O que pode esta causando a confusão é por ser uma terapia breve e foca, em que o profissional trabalha sempre focado nos objetivos dos pacientes, que podem ser variados.
É uma abordagem em que apresenta evidências cientificas para o tratamento em saúde mental no geral. Mesmo não estando em crise, que é a parte fundamental de um tratamento, pois além de tratar é necessário preparar o paciente para a prevenção e futuras recaídas. O objetivo central da abordagem "é que o paciente se torne o seu próprio terapeuta" e para que isso acontece o paciente precisa ter um auto conhecimento bem desenvolvido para saber lidar com os seus problemas.

Olá! Não há problema algum continuar com a abordagem,a mesma é eficaz para o tratamento e proporciona o autoconhecimento de situações diversas em sua vida. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!

Olá!
TCC - terapia cognitivo comportamental atua bem não apenas em momentos de crise.
Porém se você após um tempo achar necessário mudar a abordagem, não tem problemas, desde que você se sinta bem.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (26)

Dra. Patricia De Lucia Nadruz

Psicólogo,Terapeuta complementar

São Paulo

Nao. A TCC nao eh somente para casos graves. Ela funciona para todos os casos. O que acontece eh que geralmente a TCC trabalha um tempo limitado de sessões. Mas se voce tiver demanda e tiver atingido suas metas, pode dar continuidade no processo através de novas metas. A TCC acredita que nossos pensamentos levam a sentimentos e comportamentos. Independente de o caso swr grave ou leve a teoria eh a mesma. O ansioso tem um jeito peculiar de ver o mundo. O mundo eh perigoso, o futuro é incerto e eu preciso estar sempre preparado para enfrenta-lo. Superestima o problema e substima sua capacidade de enfrenta-lo. Tem um vies atencional focado para estimulos.no ambiente que podem oferecer riscos, muitas vezes percebem estimulos neutros como perigosos. A ansiedade eh um sentimento de desconforto normalmente relacionado a eventos futuros cujos riscos sao maximizados pelo ansioso. Quem tem ansiedade precisa estar sempre se assegurando que as coisas vao estar sob controle. Tem o pensamento condicional e se??? Normalmente esse tipo de pensamento catastrofico nunca ocorre. A TCC trabalha com as cognicoes e comportamentos para alterar essa visao de mundo.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (27)

Dr. Claudio Bacellar Cazão

Psicólogo,Psicanalista

São Paulo

Todas psicoterapias ajudam o mais importante é a relação com o psicólogo.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (28)

Gisele Rodrigues

Psicólogo

Florianópolis

Olá. Não, todas as terapias funcionam em qualquer fase do problema. Abraço.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Terapia Cognitiva

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated:

Views: 5690

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.