A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (2024)

Esse é o guia definitivo para você saber como se proteger de falsas promessas e entender como funciona o mercado.

O que é um esquema de pirâmide?

Pirâmide Financeira é como são chamados os esquemas empresariais que tem como principal receita a remuneração pela indicação de novos membros, feita por meio de uma taxa de entrada no negócio. É um esquema fraudulento que atrai pequenos investidores com a promessa de ganhos rápidos e retornos altos.

A pirâmide financeira é um modelo de negócio não sustentável: em linhas gerais, ela funciona através da indicação desenfreada de novos membros, até que o número se torna tão absurdo que o esquema quebra. Pode ou não haver a venda de um produto envolvido, mas, normalmente, as informações são propositalmente rasas e confusas.

A premissa costuma ser: uma pessoa paga para entrar e, ao indicar um número determinado de novos membros, começa a receber dinheiro.

O apelo das pirâmides sempre vem através de grandes promessas: “ganhe dinheiro sem sair de casa”, “dobre seus investimentos” e “retorno garantido em pouquíssimo tempo” aparecem como chamarizes para que pequenos investidores apliquem.

Por que é insustentável?

As pirâmides financeiras sempre quebram. Assim que novos membros param de entrar, torna-se impossível cobrir a remuneração dos andares superiores. Quem não ganhou, não ganha mais (a maior parte das pessoas), já que cada degrau abaixo é exponencialmente mais populoso que o de cima.

É por isso que, de acordo com a lei 1.521/51, elas são consideradas crime contra a economia popular.

Como identificar uma pirâmide financeira?

Os esquemas de pirâmide têm alguns elementos comuns. Sozinhos, esses sinais não necessariamente significam um modelo fraudulento, mas devem fazer o investidor levantar sua guarda. Segundo a Securities and Exchange Commission (SEC), agência federal americana, estes são os sinais mais gritantes de uma pirâmide financeira:

  • Ênfase no recrutamento: quando o programa é totalmente focado no aliciamento de novos membros, ou quando trazer participantes gera mais remuneração do que vender o produto.
  • Ausência de um produto genuíno: quando o tipo de mercadoria vendida no modelo é confuso, pouco claro ou difícil de avaliar – muitos produtos tecnológicos, por exemplo, acabam atraindo vendedores que não entendem o suficiente do assunto para saber quando são reais ou não.
  • Promessa de lucro alto em pouco tempo: dinheiro rápido de volta normalmente significa que a remuneração virá do recrutamento, não da renda gerada pela venda.
  • Renda fácil: o famoso “ganhe dinheiro dormindo”, mas em vários formatos – podem ser promessas de pagamento para recrutar outros membros ou criar anúncios em sites pouco conhecidos, por exemplo.
  • Ausência de renda comprovada: quando não há documentos que comprovem a atuação legal do negócio, assim como registro de renda advinda da venda de produtos. Emissão de nota fiscal e afins.
  • Estrutura de comissão confusa: comissões em empresas legítimas são quase sempre atreladas a vendas, não a outros fatores. Pirâmides tipicamente têm sistemas de remuneração complexos.

Em resumo: esquemas de pirâmide são propositalmente elusivos sobre informações como qual é a fonte de receita da empresa e como os participantes ganham dinheiro. Nunca é recomendável entrar em um negócio sem saber dados básicos como esses. Fonte: Nubank.

O que é Marketing Multinível/Rede ou venda direta?

Há muita discussão sobre o Marketing Multinível/Rede serou não uma forma de pirâmide financeira. Uma diferença bastante comumentre esses dois tipos de sistemas é marketing de rede se caracterizar por empresas que possuem 70% ou mais da receita proveniente de vendas de mercadorias.

Enquanto isso, a pirâmide não atinge esse patamar, uma vez que o faturamento basicamente vem do recrutamento de novos adeptos.

Muitas empresas buscam utilizar do Marketing Multinível de formaséria, como uma maneira de aumentar a distribuição de produtos ou serviços. Entretanto, como geralmente existem indicações de terceiros e comissões sobre as vendas deles, o sistema por vezes é confundido com a pirâmide.

Venda direta ou Marketing de Rede é um modelo de negócios utilizado tanto pelas grandes marcas como por pequenos negócios para vender seus produtos e serviços diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de um estabelecimento comercial fixo (lojas) e eliminando, assim, uma cadeia de intermediários e de custos.

Todo o contato dos negócios com os clientes em potencial é feito por intermédio do que chamamos de revendedores ou Consultores. De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, tal modelo de negócio é bastante popular no Brasil, tanto que é o sexto país colocado no mercado global da venda direta.

A grande maioria das pessoas já recebeu em sua casa ou no seu trabalho revendedoras de empresas que oferecem, por exemplo, itens de saúde e beleza, perfumes, alimentos, roupas e acessórios, utensílios domésticos, livros, telefonia, internet e TV por assinatura. Praticamente, qualquer produto ou serviço pode ser comercializado por venda direta.

A venda direta é uma ótima oportunidade de trabalho para quem quer construir uma carreira profissional como empreendedor, com horários flexíveis e autonomia de decisões, ou ainda para quem busca apenas uma renda extra no seu orçamento. Fonte: abevd.org.br.

Onde se encaixa a dōTERRA?

​Fundada em 2008, com a missão de trazer óleos essenciais da mais alta qualidade para o mundo. Sua sede foi construída nas Montanhas Wasatch em Pleasant Grove, Utah,

a sede corporativa da dōTERRA é um belo retrato do que a empresa representa.

Compartilhar óleos essenciais é uma experiência única e os 7 fundadores da dōTERRA reconheceram que um modelo de vendas tão exclusivo seria necessário. Para melhor facilitar as experiências pessoais com os óleos essenciais, a dōTERRA utiliza um modelo de venda direta que faz com que os distribuidores (Consultores de Bem-estar) trabalhem com seus clientes em vez de usar o marketing de massa, comumente usado nos milionários comerciais de TV e internet. Essa abordagem mais individual permite que as pessoas experimentem em si mesmas a incrível força dos óleos essenciais em sua saúde, enquanto desenvolvem relacionamentos de confiança.

• dōTERRA é a maior empresa de óleos essenciais do mundo com 15 anos de existência;

• Mais de 120 mercados abertos no mundo inteiro;

• Sem dívidas, sem juros ou financiamentos externos. Empresa de capital fechado;

• Com mais de 2 bilhões de dólares, parte do segmento global de bem-estar de 1 trilhão de dólares;

• Liderada por uma equipe diversa de profissionais das áreas comercial, de marketing, de cuidados de saúde e cientistas que somam mais de 150 anos de experiências no setor.

Atualmente, mais de 14 milhões de membros usam e compartilham produtos dōTERRA no mundo todo.

Desses 14 milhões de membros, 85% são clientes – consumidores ativos e responsáveis pelo maior índice do mercado de venda diretas com 65% de retenção. Esse índice é medido a cada trimestre e se mantém constante na dōTERRA por 15 anos!

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (1)

O êxito da missão da dōTERRA depende da descoberta e do desenvolvimento de óleos essenciais em seu mais alto grau de pureza e de produtos naturais relacionados ao bem-estar. Para que isso seja possível, uma excelente equipe de cientistas internos, além de conselheiros científicos e médicos altamente experientes, compõem a equipe interna da dōTERRA. Também estamos na vanguarda dos avanços científicos ao celebrar parcerias com renomadas instituições acadêmicas, industriais e médicas.

Esse modelo também criou a oportunidade para as pessoas e as famílias alcançarem seus sonhos de independência financeira.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (2)
A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (3)
A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (4)
A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (5)

dōTERRA é um termo latino que significa “Dádiva da Terra”.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (6)
A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (7)

Por que a dōTERRA não é associada da ABEVD?

ABEVD é uma entidade sem fins lucrativos, uma associação de empresas de venda direta. Portanto, associa-se quem quiser. A resposta é simples: dōTERRA só faz parcerias que vão de encontro aos seus 4 pilares. São eles:

1. Óleos essenciais puros

Produtos: Parcerias com a APRC internacional, The United Natural Products Alliance (UNPA), The Council for Responsible Nutrition (CRN).

2. Healing Hands

Ajuda humanitária: Parceria com Childhood, Underground Railroad, entre muitas outras.

3. Co-impacto

Sustentabilidade: Parceria com Esseterre e outros agricultores ao redor de 45 paises e The Sustainable Herbs Program (SHP).

4. Prime Meridian

Clínicas médicas. Dr. Hill e seu time tem mais de 113 parcerias em universidades, parcerias com estruturas clinicas no desenvolvimento de pesquisa e parcerias com hospitais ao redor do mundo (e crescendo).

Entenda melhor a cultura da dōTERRA:

A dōTERRA coordena solicitações de projetos humanitários por meio do projeto Healing Hands™, Se você tem um projeto humanitário de natureza local ou internacional, preencha o Formulário de solicitação de doação Healing Hands.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (8)

Como se proteger de pessoas gananciosas?

Por que você deve tomar cuidado com a pessoa que está te recrutando mesmo que seja para fazer o negócio com a dōTERRA?

Vamos pensar em um carro, ahistória do automóvel tem início por volta de 1769, com a criação do motor a vapor de automóveis capazes de transportar humanos com conforto e agilidade. O ano de 1886 é considerado o ano de nascimento do automóvel – com o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor alemão Karl Benz.

Ninguém vai negar que essa foi uma das tecnologias de maior impacto no mundo moderno, certo? Agora pense em uma pessoa que está bêbada dirigindo essa grande invenção, o que aquela tecnologia acabou de se tornar? Numa arma de destruição. O carro que foi criado para nos levar de ponto A ao ponto B com mais conforto, agora pode matar pessoas.

A culpa é do carro? Da tecnologia? Vamos abolir os carros por conta do motorista embriagado? Não! Vamos criar leis e educar a população.

A mesma coisa é com as vendas diretas/MKT de Rede ou para abreviar “MMN”. Para que você não se fruste, pense em quem é aquela pessoa que está dirigindo o carro e te ensinando sobre o negócio.

Se o seu mentor/líder usa técnicas de persuasão para você comprar produtos e usar o seu dinheiro de forma desenfreada, desconfie, talvez aquela pessoa (quem te convidou para fazer o negócio) quer lucros de forma rápida às custas do seu sonho. Desconfie se ele te pedir para você vender um bem, como o seu carro ou algo do tipo, não se endivide!

Existem outras formas de sair da dívida e isso envolve mudança de comportamento, não na promessa de ganhar dinheiro rápido se endividando mais ainda. Lembre-se da tecnologia do carro, nem todos são motoristas responsáveis e no MKT Multinível não é diferente, preste muita atenção na forma como aquela pessoa apresenta o negócio a você, mesmo que seja o negócio sólido da dōTERRA, o risco é o mesmo de você entrar dentro de uma Ferrari com um motorista bêbado.

Por isso, você precisa ter em mente que não existe milagre, você deve ter a intenção certa e o trabalho constante para conseguir aplicar em seu negócio essas 5 características, que podem ser aprendidas e aplicadas em sua vida com a ajuda de um bom mentor:

Criatividade: é preciso ter criatividade para adaptar sua rotina e abraçar novas oportunidades;

Iniciativa: já com iniciativa, o profissional de marketing multinível consegue colocar em prática os seus ideais de negócio, mentorias e planejamento;

Perseverança: essa qualidade serve de estímulo à continuidade dos projetos, pois não é de uma hora para outra, assim que entrar por exemplo, que o marketing de rede vai gerar muitos lucros. É preciso antes de tudo trabalho contínuo e paciência;

Liderança: demonstra capacidade de coordenação e desenvolvimento de propostas, além da capacidade de treinamento da sua equipe, estímulo e controle da mesma de forma constante e com metodologia aplicada;

Bom relacionamento: o profissional de MMN precisa desenvolver um bom relacionamento com as pessoas. Também precisa existir um acompanhamento constante com os seus clientes. Para que eles comprem os seus produtos ou serviços, criem uma fidelidade com você e te indique para outras pessoas.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (9)

Como reconhecer comportamento fraudulento por parte dos próprios Consultores?

Muitas coisas erradas são feitas por Consultores de Bem-Estar que usam o nome da dōTERRA para venderem de forma rápida buscando somente o lucro sem medir consequências.

Aqui você vai saber como denunciar pessoas que estão fazendo coisas contra a política da empresa e vai saber identificar aquele consultor que provavelmente só quer o seu dinheiro:

1. Um Consultor de Bem-Estar dōTERRA não pode oferecer uma promoção que se destaca dos demais Consultores de Bem-Estar nas Redes Sociais

Exemplos:

“Compre esses óleos ou esse kit e ganhe um curso grátis”

“Compre um kit e ganhe esses óleos essenciais GRÁTIS”

A dōTERRA faz promoções mensais de forma oficial e igual para todos e se você foi “fisgado” por alguém nas redes sociais por meio desse tipo de promoção e aquela mesma promoção não está nas redes sociais oficiais da dōTERRA, desconfie! Peça para aquele Consultor lhe mostrar aonde está essa promoção nos canais oficiais.

Você pode receber um agrado de um Consultor de Bem-estar dōTERRA após uma abordagem comum nas redes sociais seguido de uma conversa privada, mas se o Consultor está divulgando esse tipo de promoção na redes para “caçar novos clientes”, ou seja, divulgar publicamente os produtos com descontos não-oficiais, promoções que só ele tem e prometer dividir em 12x, essas são táticas clássicas do Consultor “lucro a todo custo”.

Esse consultor está agindo contra as normas da empresa e é com esse tipo de pessoa que você quer trabalhar ou ser um cliente?

2. É proibido a venda de óleos essenciais dōTERRA em sites como Mercado Livre, Americanas e afins.

Por quê? Não se pode assegurar que aquele produto é puro e não foi adulterado. Se você comprar óleos essenciais dōTERRA no Mercadolivre, Americanas e afins, está contribuindo para um mercado clandestino (que muitas vezes é criado e mantido pelo próprio Consultor de Bem-Estar irresponsável). A dōTERRA está trabalhando para fechar essas contas.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (10)

Os produtos dōTERRA tem preço tabelado, saiba quais os preços no catálogo oficial.

No catálogo, você vai identificar 2 valores: o regular (venda no varejo) e o de membro (com desconto de 25% para cliente e Consultor).

Quais são os kits oficiais da empresa? Saiba aqui. Se alguém lhe fizer uma oferta para pagar por uma posição, por algo a mais que não os valores desses kits, você está diante de uma pessoa disposta a tudo, inclusive, a enganar você.

3. O Consultor de Bem-Estar não pode ter seu próprio site de e-commerce que não seja oficial.

Como identificar uma loja de um Consultor OFICIAL? O domínio (endereço online da loja) daquele Consultor de Bem-Estar vai começar com mydoterra.com. Se não começar com esse endereço, você está em um site de compra FALSO (não-oficial). Fuja desse tipo de Consultor!

4. A dōTERRA não faz ligação telefônica para nenhum cliente para fechar uma venda ou um login (de cadastro) e nem faz recrutamento por whatsapp.

Você pode ser recrutado por Consultores de Bem-estar dōTERRA para trabalharem com você ou até para uma venda direta de produtos, mas eles devem dizer que são Consultores de Bem-estar e que trabalham com a dōTERRA, eles não podem deixar a entender que são a própria dōTERRA. Muitos consultores querem fazer dinheiro rápido e sabem que demora para construir a confiança numa marca ou pessoa física. Logo, muitos fingem ser a própria dōTERRA para vender e recrutar de forma rápida.

5. O Consultor de Bem-Estar não recebe informação oficial da dōTERRA para promover cura ou tratamentos medicamentosos.

Alguns Consultores de Bem-estar têm abordagens agressivas sobre o resultado do produto, alegando cura e substituição médica, isso vai contra as leis e normas da empresa no mundo inteiro. Tome cuidado com alegações exageradas. Óleos essenciais podem promover diversos alívios e ajudam em várias condições de saúde, podem aumentar o nosso nível de imunidade, também têm a capacidade de nos acalmar e muito mais. A ciência está cada dia a frente no avanço das descobertas e estudos sobre os benefícios dos óleos essenciais. Porém, a dōTERRA não afirma que seus óleos essenciais tratam, curam ou previnem qualquer doença, e exigem a adesão absoluta dos Consultores de Bem-Estar às leis e normas aplicáveis. A dōTERRA sempre demonstrou ser grata por seus milhões de Consultores de Bem-Estar e clientes no mundo inteiro que diariamente descobrem benefícios de seus produtos naturais e encontram propósito em educar e capacitar as pessoas a viverem uma vida mais feliz e saudável.

Você viu algo estranho, ouviu um Consultor de Bem-Estar com uma “conversa fiada” contra as normas da empresa? DENUNCIE para a dōTERRA no canal oficial: conformidade@doterra.com

Já sou cliente ou Consultor de Bem-estar dōTERRA, posso mudar de linha/grupo?

Se você já é membro dōTERRA e está sendo recrutado por algum Consultor de Bem-Estar dōTERRA com a promessa de que o grupo dele é melhor, desconfie. Isso se chama recrutamento cruzado e é uma violação grave nas normas da empresa.

Muitas vezes somos tentados a mudar de grupo porque não recebemos o apoio que merecemos no nosso time ou porque nosso mentor pouco sabe sobre a dōTERRA, óleos essenciais e não te ajuda. Lembre-se de que você deve sentir que é parte de uma comunidade muito maior do que o seu grupo. Você é um cliente ou Consultor dōTERRA, sua linha é universal.

Se você se sente deslocado, seja nosso irmão ou irmã adotado(a) no grupo Gotas dāTERRA, seja bem-vindo entre nós, você é do time dōTERRA, não importa quem te cadastrou, nossos conteúdos são abertos a todos.

Temos e-books, aulas e conteúdos gratuitos que muitos consultores cobram para te ensinar. Cuidado com cursos pagos, a maioria usa nossos conteúdos gratuitos.

Conheca os canais dos Consultores de Bem-Estar Gotas dāTERRA: Instagram, Facebook, Youtube.

Existe uma forma de mudar de grupo legalmente dentro da empresa?

Se você é um cliente ou Consultor que está há 6 meses sem comprar nada na dōTERRA, você tem uma conta chamada de “inativa” e pode solicitar sua mudança de grupo enviando um email para posicionamento@doterra.com

Qual é o argumento de recrutamento de alguns Consultores neste caso?

“Você cadastra a sua mãe/seu marido/sua esposa no meu time e começa a trabalhar comigo, fique 6 meses sem comprar nada na sua conta, depois mudamos sua posição oficialmente”. Cuidado com esse tipo de regrutamento.

Se você está passando por uma situação atípica e desconfortável com seu mentor/líder, percebe que ele(a) quebra as regras, ensina coisa errada, promete coisa demais, leve o seu caso à dōTERRA, existem exceções a essa regra de posicionamento que podem ser tratadas de formas oficiais. Recuse o famoso “jeitinho Brasileiro”.

Você foi recrutado de forma ilegal, reconheceu táticas abusivas por parte do seu recrutador na dōTERRA? Denuncie! Mande sua situação em um email para conformidade@doterra.com e brasil@doterra.com informando o seu nome completo e ID (número de membro).

Por que não competimos uns com os outros?

O plano de compensação da empresa é generoso e nunca mudou em 12 anos. Fazemos uma parceria de negócios com a dōTERRA ao nos tornamos Consultores de Bem-estar nível Silver e acima, com isso, dividimos 1% do faturamento global da dōTERRA mensalmente. Isso significa que os esforços de outras equipes somam aos nossos esforços. Por isso devemos compartilhar o sentimento de família. Unidos somos mais fortes, além de solidificar a dōTERRA no nosso país.

Os produtos dōTERRA são incríveis, são únicos no mercado, mas como todo bom negócio, existem pessoas que distorcem o propósito e os valores da empresa, buscando atalhos. Proteja-se de pessoas gananciosas. Ficou com dúvida? Pesquise nos canais oficiais da empresa ou fale conosco aqui no Gotas dāTERRA, teremos o prazer em responder sua dúvida.

Escrito porConsultores de Bem-estar Gotas dāTERRA.

A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (11)
A dōTERRA é um esquema de pirâmide? – Gotas daTerra (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Ignacio Ratke

Last Updated:

Views: 5853

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Ignacio Ratke

Birthday: 1999-05-27

Address: Apt. 171 8116 Bailey Via, Roberthaven, GA 58289

Phone: +2585395768220

Job: Lead Liaison

Hobby: Lockpicking, LARPing, Lego building, Lapidary, Macrame, Book restoration, Bodybuilding

Introduction: My name is Sen. Ignacio Ratke, I am a adventurous, zealous, outstanding, agreeable, precious, excited, gifted person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.